Nesta terça-feira, 26/02, foi publicado no Diário Oficial a determinação do prefeito Marcelo Crivella para que todos os assentos de transporte público passem a ser prioritários para obesos, gestantes, pessoas com criança de colo, idosos e deficientes. A medida vale para metrô, ônibus e VLT. O usuário que, sem justificativa, se recusar a ceder o lugar está sujeito a multa de R$100 e ser retirado compulsoriamente do veículo com apoio da guarda municipal ou de um agente privado de segurança.
O decreto gerou polêmica e muitas pessoas comentaram nas redes sociais. No geral, as opiniões são favoráveis à medida, alegando que se uma pessoa tem necessidades especiais, deve mesmo viajar sentada, independentemente de o assento ser o antigo preferencial – amarelo nos ônibus, verde nos VLTs e azul ou laranja no metrô. No entanto, há quem pense diferente. O que você acha?
O problema de tornar todos os assentos preferenciais é que isso deixa a cargo da pessoa com necessidades especiais a incumbência de escolher quem será aquele que vai ceder o lugar. O que eu vejo acontecer na prática é o seguinte: 10 lugares ocupados por 9 mulheres e 1 homem; entra uma pessoa com necessidades especiais; ela pede ao único homem para ceder o lugar em vez de uma das 9 mulheres. Esse homem vai perguntar para a solicitante o seguinte: “Ora, mas por que você não pede para outra pessoa? Por que justamente eu?”. Parece que, das pessoas que serão solicitadas para ceder o lugar, o homem é o que tem a obrigação de levantar. Parece que a mulher tem um certo privilégio para continuar sentada.
[…] do assento preferencial no Rio. Diário do Rio, Rio de Janeiro, 26 fev. 2019. Disponível em: internet. Acesso em: 1º out. 2019. […]
O prefeito anda de carro blindado mesmo antes de ser prefeito. Não sabe o que é pegar trem metro e ônibus integrados. Easa lei está errada.
Nunca pensei que um dia diria isso, mas que arrependimento em não ter votado no Freixo.
Nunca pensei que um dia diria isso, mas que arrependimento em não ter votado no Freixo.
Essa nova lei, é uma merda!!
Cadê a democracia?
Todos têm que ter direito nessa merda, nós pagamos essa desgraça chamado imposto para que?
Lei do demônio essa verde q se dês prefeito só faz merda
Bom dia
Boa tarde
Boa noite
Para não causar polêmicas
Reserve um vagão no (metrô ,trem) para os preferênciais;
Igual o das mulheres!
Pois eu saio de casa mais cedo pra ir ao trabalho sentado, pois trabalho o dia inteiro em pé,e não tenho direito .
Concordo plenamente … Se colocarem todos os assentos preferenciais ninguém vai respeitar porque todo mundo trabalha , levanta de madrugada e pega rush pra chegar em casa e todos os dias fazer isso a pé é complicado … Não importa se é criança, jovem , idoso , grávida, obeso e gestante … Eles já tem os assentos deles , se querem ir sentados esperem o próximo se naquela condução já estiver todos ocupados … E nos trens deve-se criar um Vagão exclusivo somente para eles porque senão fica inviável ….
Você está completamente certo eu também trabalho o dia todo em pé onde está meus direitos também ?o senhor Prefeito deveria andar mas de transporte público para saber como é triste e caótico
Ridículo, onde ficam meus direitos que trabalho o dia inteiro e ainda pago passagem?