A ALERJ instalou hoje, 5ª feira (28/03), a CPI da Rioprevidência que irá investigar as operações financeiras realizadas pelo Fundo, e reunir informações fornecidas pelo TCE/RJ e pelo MP/RJ. A comissão terá como presidente o deputado Flávio Serafini (PSol). O deputado Alexandre Freitas (Novo) e Waldeck Carneiro foram eleitos, respectivamente, vice-presidente e relator da comissão.
“Nosso primeiro passo foi solicitar documentos, junto ao TCE/RJ e o Ministério Público, balancetes, informações de repasse financeiro, receitas confirmadas, decisões que possam ter impactado nas arrecadações da Rioprevidência e avaliar e entender de forma eficiente os problemas que afetam servidores, pensionistas e aposentados“, comentou o presidente da comissão.
Ainda compõem a comissão os deputados Eliomar Coelho (Psol), Renata Souza (Psol) e Anderson Moraes (PSL). As audiências estão previstas para serem realizadas todas as quintas-feiras, às 10h, na sala 311, do Palácio Tiradentes.
Na cerimônia de instalação, Alexandre Freitas defendeu que a Comissão foque na investigação das operações financeiras suspeitas de irregularidade, que causaram déficit ao fundo previdenciário, e não em novas proposições legislativas sobre reforma da Previdência.
Flavio Serafini disse que a CPI foi criada com o propósito de investigar a tentativa de reforma da Previdência dos servidores públicos e as perdas financeiras causadas por governos anteriores.
“O Rio de Janeiro foi governado por uma organização criminosa durante muito tempo. E para um liberal obviamente não é surpresa que o Estado vá gerir nosso dinheiro da forma mais ineficiente possível. Minha preocupação é que esta Comissão não descambe para o debate ideológico e que a gente empreenda todas as nossas energias na investigação de como que os governantes dilapidaram a previdência estadual”, afirmou Freitas.
Ele previu que, encerrados trabalho desta CPI, seja criado um novo grupo de trabalho para estudar a reforma da Previdência estadual, após a aprovação da Reforma da Previdência federal.
[…] vez em quando a ALERJ produz de verdade, além da instalação da CPI do RioPrevidência, hoje (28/3) discutiu a redução no número de vôos domésticos e internacionais no Galeão em […]