Os deputados federais Marcelo Calero (Cidadania RJ) e Pedro Paulo (DEM RJ) protocolaram junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ofício denunciando indícios de antecipação de campanha eleitoral por parte do prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
Crivella usa canais da Prefeitura para atacar jornal O Globo.
De acordo com o documento, Crivella “vem, recorrentemente, se utilizando dos veículos oficiais de comunicação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, à despeito do princípio da moralidade e da impessoalidade, para promoção própria, antecipando o período eleitoral do próximo ano e afastando-se por completo do caráter educativo, informativo ou de orientação social das quais devem ser dotadas as propagandas institucionais da Administração Pública”.
“Estes atos ofendem o princípio da moralidade e da imparcialidade. Como gestor público, o prefeito deveria agir de acordo com os preceitos éticos e com fins únicos e exclusivos de atender aos interesses públicos e não particulares. No entanto, ele utiliza os veículos oficiais de comunicação para fins particulares e autopromoção”, afirma Calero.
A Prefeitura do Rio tem veiculado vídeos patrocinados no Youtube, exaltando a imagem de Crivella, além veicular o número do seu partido.
“Não é de hoje que o Crivella vem usando os canais de comunicação da prefeitura para autopromoção e fazendo campanha eleitoral antecipada. Esta é a terceira vez que faço uma denúncia contra ele: este ano eu já denunciei, e em 2017, ganhei uma ação. Essa prática é vedada conforme o artigo 37 da Constituição Federal, que impede a utilização dos canais oficiais de comunicação de um órgão público para fins particulares. Isso é mais um absurdo na lista do Crivella“, diz o deputado Pedro Paulo.