Se você já passou contornando-a, após o Largo da Glória para acessar a Av. Beira Mar, é bem provável que tenha ficado bem curioso, como eu em 1954 quando a vi pela primeira vez, e se perguntando: “o que será isto”?
Trata-se realmente de uma construção de aparência bem assustadora/enigmática, mas que guarda em sua “robusta cantaria”, muita história desta Cidade Maravilhosa.
Nela foram instalados equipamentos ingleses para “envio ao mar”, após pré-tratamento, os primeiros dejetos cariocas que eram até então direcionados às valas, fossas e lagoas sem nenhum cuidado. No ano de 1864 foi dado início à operação da Elevatória Glória. D. Pedro II contratou o Russel e o Lima Júnior para que “desesgotassem sua cidade”, mandando os dejetos para alto mar.
Os equipamentos ingleses estão lá até hoje instalados, bem cuidados e à disposição para visitação pública, no prédio que embora de aparência externa, como já disse, assustadora, por dentro está “tinindo”, acolhedor, muito bem conservado, é endereço da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro), tem bar/restaurante e até Happy Hour em aprazível jardim, com estacionamento.
No Walking Tour do ENCONTROS CARIOCAS, de nome “Glória, do Outeiro à… Paris”, o local e sua História, são mostrados, curtidos e saborosamente degustados!
Quando o circuito acontece, o convite/chamada é assim:
“Qualquer dia… vamos à Glória E à Praça Paris também Visitando a “assustadora” Um lanchinho cairá bem
Onde morava o pintor
Hoje a Débora é sucesso E do Templo Positivista Vem o “Ordem e Progresso”
Hoje a Internet mostra tudo
Mas nada como ver ao vivo E a energia vinda do grupo Enche a todos de incentivo”!
Esta edificação fica bem perto do Hotel Glória, em uma enorme calçada que contorna todo o prédio até os fundos da rua, calçada esta que está totalmente esburacada e sem uma árvore sequer…
Todo este entorno deveria ser mais bem cuidado, com arborização adequada e deveria ser iluminado à noite, pois é um prédio histórico de nossa cidade.
Crivella deveria dar um passeio por Salvador e fazer contato com o prefeito de lá, o mais que perfeito ACM Neto, para ver o que um prefeito de verdade faz por sua cidade – um homem que definitivamente entende o valor do turismo para a economia de sua cidade.
Fora Crivella, aberração de pseudo prefeito !!!
Vc tem razão sobre um maior cuidado pois trata-se de uma construção histórica e em pleno funcionamento.
Acredito que esse trabalho de vários guias de turismo mostrando essas maravilhas de nossa cidade, presencialmente e através de veículos de divulgação com o diáriodo rio.com, no ano em que o Rio sediará o Congresso Internacional de Arquitetura, definitivamente mostrado como merece.
Obrigado pela contribuição e defesa de nosso Rio maravilhoso!!!
Esses locais deveriam ter dentorno tao cuidado quanto, de forma estrategia, fechando as vias pra carros comuns, aumentando calçadas e iluminaçao publica, arborizaçao… atrair mais pessoas pruma vida em sociedade mais segura
Concordo plenamente. “mais calçadões, menos carrões e outras esnobações”! Absss!!!