A partir deste sábado, Casa Museu Eva Klabin recebe a exposição ‘Uma Casa Toda Sua’

Mostra é baseada em livro de coletâneas de Virgínia Woolf e tem participação de 14 artistas mulheres. A entrada é franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A partir do dia 13 de abril (sábado), a Casa Museu Eva Klabin recebe a exposição “Uma Casa Toda Sua”, trabalho inspirado no livro “Um Teto Todo Seu”, da escritora britânica Virginia Woolf. A mostra, que tem curadoria de Isabel Portella, une os universos de Virgínia e de Eva Klabin, por meio das obras de catorze artistas mulheres que participam do projeto, com discursos e poéticas bastantes diversas. “Uma Casa Toda Sua” tem entrada franca, com visitação de quarta a domingo, das 14h às 18h. A classificação etária é livre.

“O que proponho é uma exposição só com artistas mulheres independentes. Mães solo, mulheres negras, lésbicas, trans, periféricas, deficientes, idosas e mulheres livres que fazem seus trabalhos com garra e força, independentes de críticas e do mundo fálico dos curadores homens que habitam o nosso cenário artístico atual”, explicou a curadora Isabel Portella.

“Um Teto Todo Seu” é uma coletânea de palestras ministradas por Virginia Woolf em faculdades de Cambridge, em 1929. No trabalho, a autora aborda as condições sociais das mulheres e suas produções literárias. Para Virgínia, as mulheres deveriam ter domínio sobre a própria vida e autonomia financeira para poderem criar.

unnamed 4 A partir deste sábado, Casa Museu Eva Klabin recebe a exposição 'Uma Casa Toda Sua'
Isabel Portella (curadora), Mariana Maia, Bel Barcellos e Panmela Castro / Divulgação

Eva Klabin era uma jovem de, apenas 25 anos, quando o livro de Woolf foi publicado. Ainda assim, Eva não só comungou, mas também viveu muitas das verdades enunciadas por Virginia. Eva Klabin era estudiosa e cosmopolita, amando o mundo e as viagens que a ele levavam, mas ela também cultivava a interioridade através da casa.

Na Lagoa, Zona Sul da cidade, onde Eva montou a sua casa – hoje Casa Museu –, e reuniu peças provenientes de civilizações e épocas diversas, para que a posteridade pudesse desfrutar da riqueza cultural ali concentrada. A união entre os legados de Eva Klabin e Virginia Woolf permite que cada artista reflita sobre a condição de ser mulher e produtora de conteúdo em seu tempo histórico.

“No encontro da arte com tantos desejos e conquistas, celebremos a figura de mulheres que ousaram transgredir oferecendo à vida o que têm de mais íntimo e sagrado”, concluiu Isabel Portella.

A mostra “Uma Casa Toda Sua” conta com trabalhos de Bel Barcellos, Carolina Kaastrup, Claudia Hersz, Daniela Mattos, Dora Smék, Julie Brasil, Karola Braga, Lyz Parayzo, Mariana Maia, Marlene Stamm, Panmela Castro, Patrizia D’ Angello, Sani Guerra e Simone Cupello.

“Uma Casa Toda Sua” é realização do Ministério da Cultura, com produção da AREA27. A exposição, que fica em cartaz até 23 de junho, tem apoio da Atlantis e patrocínio da Klabin S.A.

A Casa Museu Eva Klabin fica na Avenida Epitácio Pessoa, 2480, na Lagoa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A partir deste sábado, Casa Museu Eva Klabin recebe a exposição 'Uma Casa Toda Sua'
lapa dos mercadores 2024 A partir deste sábado, Casa Museu Eva Klabin recebe a exposição 'Uma Casa Toda Sua'

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui