Desde o ano passado está se comentando sobre as linhas de ônibus turísticos no Rio de Janeiro, aquele com dois andares, conversível, chamados de double deck. Pois hoje a Riotur lançou o edital para a licitação destes ônibus. A concorrência pública será do tipo técnica e preço, sendo que a Riotur já estabeleceu o teto máximo de R$ 60 para o preço do bilhete. Convenhamos que é um preço excessivamente alto.
O usuário do ônibus turístico irá adquirir um bilhete que valerá por período, e não por trecho. A tarifa a ser cobrada do usuário terá validade por um ou mais dias, concedendo direito no período determinado a múltiplas entradas em qualquer dos veículos do sistema aberto (hop-on/hop–of) , permitindo, assim, a visitação a diversos pontos turísticos com o mesmo preço.
O serviço deverá ser operado necessariamente com a presença constante de guia habilitado, falando no mínimo três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) , além da obrigatoriedade de equipamento de tradução simultânea eletrônica nos ônibus. O funcionamento deverá ocorrer das 8h às 18h com intervalo máximo de 30 minutos em cada ponto.
Serão contempladas duas áreas, abrangendo cada uma delas as atrações e pontos de interesse de seu entorno, que deverão ter paradas de embarque e desembarque devidamente sinalizadas pela empresa vencedora da licitação. O trajeto deverá passar obrigatoriamente pelos seguintes locais:
o Praias:
Àrea 1
o Copacabana – Av. Atlântica
o Ipanema – Av. Vieira Souto
o Leblon – Av. Delfim Moreira
o Lagoa Rodrigo de Freitas
o Jardim Botânico
o Corcovado
o Pão de Açúcar
o Aterro do Flamengo – Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, MAM
o Aeroporto Santos Dumont
o Praça XV – Museu da Marinha, CCBB
o Cinelândia – Teatro Municipal, Museu de Belas Artes
o Arcos da Lapa
o Porto
o Deverá, ainda, prever expansão para Maracanã, Sambódromo e Cidade do Samba
Área 2:
o Delfim Moreira
o Av Niemeyer
o São Conrado
o Av. das Américas
o Cidade da Música
o Av. Sernambetiba
o Deverá haver previsão de expansão para Autódromo, Rio Centro, Parque Aquático Maria Lenk, e Arena Esportiva.
O objeto da licitação também prevê a operação de infra-estrutura dos pontos de informações turísticas existentes na cidade.