Morreu, no início da tarde desta sexta-feira (10/07), em um acidente de trânsito próximo ao Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o ambientalista, escritor, jornalista e político Alfredo Sirkis, aos 69 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele dirigia um Volkswagen Polo, em direção à Via Dutra, e estava sozinho no carro.
Na altura do km 74 da rodovia, acabou saindo da pista, colidiu com um poste e capotou. Informações de pessoas ligadas à família dão conta de que Sirkis estava a caminho de um sítio próximo a Vassouras, no Centro-Sul do estado do RJ. Lá, ele encontraria sua mãe e seu filho.
Nascido no Rio de Janeiro em 08 de dezembro de 1950, Alfredo Hélio Sirkis foi, juntamente com Fernando Gabeira, Lizst Vieira e alguns outros ambientalistas, um dos fundadores do Partido Verde (PV) no Brasil e um dos pioneiros em relação à militância ambiental no país.
Na política, sua última atuação foi como deputado federal, mas também já foi vereador da cidade do Rio de Janeiro, secretário municipal de Urbanismo e de Meio Ambiente e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP).
[…] Sirkis, que morreu em um acidente de carro na última semana, foi jornalista, escritor e roteirista de TV e cinema, gestor ambiental e urbanístico e […]