Mantendo-se fiel às tradições alemãs, a Adega do Pimenta, localizada em Santa Teresa, completa 40 anos em agosto de 2024. Para celebrar a data, o restaurante preparou uma surpresa especial para seus clientes. Durante o mês de aniversário, quem comprar três chopes e escanear o QR Code disponível nas mesas ganhará uma caldereta exclusiva, criada em homenagem aos 40 anos do estabelecimento.
Desde 1995, o restaurante é comandado por William Guedes, que, após se aposentar, viu uma oportunidade de transformar seu “bar” preferido, então propriedade de um alemão, em sua “segunda casa”. As paredes do local são decoradas com souvenirs adquiridos em viagens de William pelo mundo, especialmente à Alemanha, país que ele visitou inúmeras vezes. Hoje, a operação do restaurante é conduzida por seus três filhos, mas William está sempre presente para recepcionar os clientes e compartilhar suas muitas histórias.
“Na Adega do Pimenta, respiramos a cultura alemã não só pela comida, mas também pela decoração e pela qualidade do serviço. Nossa meta é continuar sendo referência em comida alemã no Rio“, afirma William.
Cardápio autêntico
Um dos principais diferenciais da Adega do Pimenta é seu cardápio variado e fiel às iguarias alemãs. Entre os pratos mais antigos da casa está o joelho grelhado (Einsbein), uma comida típica camponesa disponível todos os dias. Sob o comando do chef Fábio Santos, o cardápio também inclui o Kassler, costela de porco salmourada e defumada, e uma seleção de 21 tipos de embutidos, entre salsichas e linguiças. A Linguiça da Diretoria, preparada com um blend de carnes bovina e suína e grãos de pimenta verde salmorada, é um destaque.
Outras iguarias alemãs, como patês, croquetes e o bolo de carne Leberkäse, também são oferecidas. O Hackepeter, tartar alemão, é preparado com carne crua temperada com cebola, salsinha e cebolinha. Os acompanhamentos mais pedidos são o chucrute e o rotkohl (repolho-roxo cozido), além das saladas de batata.
Para quem busca novos sabores, a feijoada alemã, inspirada no Cassoulet, é uma excelente opção. Preparada com feijão branco, kassler, salsicha branca e defumada, lombo, costela, batata, cenoura e arroz branco, a feijoada é uma criação exclusiva do restaurante. Para a sobremesa, o Apfelstrudel com creme de chantilly fresco é uma pedida clássica.
Chope bicolor
Entre as bebidas, o chope bicolor da Brahma, claro e escuro sem se misturarem, é uma exclusividade da casa. O restaurante também oferece chopes Goose Island e Hoegaarden, além de cervejas especiais e destilados como Steinhäger e Schnaps. Os drinks, como caipirinhas e negronis, também estão disponíveis.
Expansão para o Leblon
Em 2002, atendendo a pedidos de clientes, a Adega do Pimenta abriu uma filial no Leblon, chamada Herr Pfeffer, em homenagem ao fundador Holf Pfeffer. A unidade é administrada por Fabio Rodrigo, filho de William, que adicionou ao cardápio pratos diferenciados, como a Truta com diversos molhos.
História da Adega do Pimenta
Fundada em 1984 por Holf Pfeffer, que traduziu seu nome para “Pimenta” para facilitar a pronúncia dos brasileiros, a Adega do Pimenta mantém sua decoração e culinária tradicionais, com pequenas atualizações baseadas nas experiências de William em suas viagens. O nome “Adega” reflete a mistura de cultura, organização e informalidade alemã: um lugar para estar com amigos.
Serviço:
Adega do Pimenta
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 296, Santa Teresa, Rio de Janeiro.
- Telefone: (21) 2224-7554
- Horário: Diariamente às 11h30min. Segunda a sexta até as 22h, sábados até as 20h e domingos até 18h.