Advogado criminal comenta a prisão de Queiroz: ‘Foi uma derrota expressiva para o presidente’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na manhã desta quinta-feira, 18/06, uma operação levou à prisão de Fabrício Queiroz, aliado de longa data da Família Bolsonaro. O advogado criminal Wallace Martins, palestrante e presidente da Comissão de Direito Penal Econômico da Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal), comentou a situação.

Queiroz teria cometido crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato (subtração ou desvio de dinheiro público). Segundo o advogado, somando as penas, ele pode pegar entre 5 e 20 anos de prisão.

A Família Bolsonaro seria diretamente afetada por essas investigações: “Muita coisa pode acontecer com a família Bolsonaro. Eu não me surpreenderia se aparecesse um pedido de busca e apreensão na casa do senador Flavio Bolsonaro. De qualquer maneira é o Supremo Tribunal Federal (STF) que tem que autorizar”, informa Wallace Martins, que completa:

“Foi uma derrota expressiva para o presidente. O peso é muito grande porque essa prisão vai enfraquecer o Jair Bolsonaro. O centrão, que já está começando a negociar cargos, pode chegar a um momento de tanta dificuldade para o governo que o centrão abandona o barco. E aí o processo de impeachment é deflagrado e vai para frente. Vale lembrar que esta semana foi muito difícil para o governo: o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por nove votos a um o habeas corpus protocolado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no inquérito das fake news que vai prosseguir; foram quebrados 10 sigilos bancário e fiscal de deputados federais e de um senador, todos ligados ao Bolsonaro; além da prisão da Sara Winter, ativista do movimento “300 do Brasil”. Acredito que nos próximos dias vamos ver medidas ainda mais duras  como busca e apreensão do Flávio Bolsonaro, pelo Supremo, e possível busca e apreensão do Carlos Bolsonaro“.

Advertisement

Wallace Martins observa, ainda, que todo esse processo pode afetar as eleições municipais de 2020, mas ainda é cedo para aprofundar a reflexão sobre a questão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Advogado criminal comenta a prisão de Queiroz: 'Foi uma derrota expressiva para o presidente'
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui