Acho que a minha principal reclamação aqui no Diário do Rio é sobre o trânsito carioca. Mas fazer o que? Parece que a cada dia que passa ele piora mais e mais. Se antes engarrafamento era algo que acontecia de vez em quando, hoje já é parte do cotidiano carioca.
Ontem, quarta, saí do Santos Dummont e levei cerca de 2 horas até o Barra Shopping. Um trajeto de 30 quilômetros, o que significa que a minha velocidade média foi de 15 Km/h. Ou seja, seria muito mais rápido de bicicleta que tem a velocidade média de 20 Km/h, e me ajudaria a perder os 10 quilos necessários, economizaria na gasolina e diminuiria a poluição.
Voltando ao assunto do trânsito, não é possível que até agora as únicas soluções apresentadas pela Prefeitura do Rio tenha sido a pior possível que é mais asfalto. Vai ser construído novas vias em nossa cidade que só significa que serão novos locais em nossa cidade com engarrafamentos.
Precisamos pensar “fora da caixa”, seja fomentar o uso de bicicletas (quem sabe com chuveiros em alguns locais, um dos motivos das pessoas evitarem seu uso no Rio é chegar suadas ao trabalho), o do home office (com o abatimento de imposto para empresas que o usem) e de horários alternativos fora do padrão de sair 17h/18h (com o mesmo abatimento).
As eleições de 2012 estão chegando e é extremamente necessário que o trânsito esteja entre os principais temas discutidos.