Al Farabi celebra São Jorge e feriadão com samba, literatura e feijoada no Centro do Rio

Com samba, debates, literatura e feijoada, o Al Farabi celebra São Jorge e o feriadão no Boulevard Olímpico com programação gratuita e protagonismo feminino.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

No coração do Boulevard Olímpico, a poucos metros do CCBB, o Al Farabi reafirma seu papel como centro cultural pulsante da cidade. Desde a reabertura em 2023, sob curadoria do historiador Luiz Antonio Simas, o espaço tem resgatado a tradição boêmia e intelectual do Centro do Rio, com uma agenda intensa e gratuita, sustentada pelo apoio voluntário do público.

PUBLICIDADE

Durante o feriadão que une Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, o Al Farabi apresenta uma programação especial que mescla música, literatura e memória. As atividades começam na quinta-feira, 17 de abril, às 18h, com o grupo Candombaile, que presta homenagem aos bailes de candomblé do Uruguai com boleros, salsas, tangos, sambas e choros.

Na sexta-feira, 18 de abril, também às 18h, é a vez do cantor e compositor Moyseis Marques comandar o “Baile de Quintal”. Acompanhado de um quarteto, o artista mistura samba, ijexá e ritmos afro-brasileiros em um tributo aos 80 anos de Chico Buarque, trazendo à tona a alma boêmia da Lapa no atual epicentro cultural da cidade.

O sábado, 19 de abril, a partir das 14h, será animado pela roda de samba do cantor Tomaz Miranda, que promete manter o público em alta vibração com repertório envolvente e performance calorosa.

No domingo, 20 de abril, também às 14h, o tradicional Samba do André Diniz Com Elas ocupa o palco com protagonismo feminino. Sob o comando de Ana Costa e Nilze Carvalho, a roda traz musicistas como Anibale, Bianca Calcagni, Camila Monteiro, Mari Araújo, Renata Tolgueiro, Samara Libano e Ayaya do Cavaco, celebrando o samba feito por mulheres com potência e sensibilidade.

A programação se estende até a quarta-feira, 23 de abril, Dia de São Jorge, com uma edição especial do projeto Rio de Encontros: Escritores Cariocas. A partir das 15h, os escritores Felipe Magalhães e Marcelo Moutinho participam de uma conversa mediada por Luiz Antonio Simas sobre o tema “São Jorge, os subúrbios e o jogo do bicho”, cruzando fé, cultura popular e literatura em um debate com tradução em Libras.

O evento também celebra o Dia Mundial do Livro e o título de Capital Mundial do Livro, concedido ao Rio pela Unesco em 2025. Como parte da tradição, a casa serve uma feijoada completa (R$ 62 por pessoa), com carne seca, lombo, rabo, paio e linguiça, acompanhados de arroz branco, couve com crispy de bacon e laranja.

Contemplado pelo edital Pró-Carioca, o projeto reforça a missão do Al Farabi: unir livros, batuques, afetos e ideias em um mesmo espaço. “O livro tem que estar na praça, no botequim, no terreiro, na igreja”, defende Simas. E, certamente, também no Al Farabi.

Serviço:
Al Farabi Bar e Sebo – @alfa_bar_e_cultura
Rua do Mercado, 34 – Entrada pelo Boulevard Olímpico
Metrô: Estação Carioca
Telefone: (21) 3553-1518

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Al Farabi celebra São Jorge e feriadão com samba, literatura e feijoada no Centro do Rioddr newsletter Al Farabi celebra São Jorge e feriadão com samba, literatura e feijoada no Centro do Rio
lapa dos mercadores 2024 Al Farabi celebra São Jorge e feriadão com samba, literatura e feijoada no Centro do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui