Alerj aprova criação do Programa Religioso de Férias nas escolas estaduais do Rio

Além das atividades religiosas, o projeto contempla a oferta de atividades culturais, esportivas, sociais e voltadas à saúde durante as férias escolares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (12/09), em primeira discussão, o Projeto de Lei 215/23, que autoriza a criação do Programa Escola Religiosa de Férias (PRF) nas escolas públicas estaduais. De autoria da deputada Tia Ju (REP), a proposta visa promover atividades religiosas facultativas nos meses de janeiro e julho. O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

O programa permitirá a realização de atividades religiosas de diferentes crenças, sempre de caráter opcional. A adesão dos alunos será totalmente voluntária, sem que isso gere qualquer vantagem ou desvantagem acadêmica. As atividades terão como foco reflexões sobre valores, fundamentos e costumes de diversas denominações religiosas, com o objetivo de estimular o diálogo inter-religioso e o respeito mútuo. Qualquer tipo de discriminação religiosa será proibida.

A proposta também prevê que as atividades do PRF incluam palestras, exposições de materiais de ensino religioso, entretenimento e lazer, promovendo a integração social de crianças e adolescentes. O programa será parte do calendário oficial da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

Além das atividades religiosas, o projeto contempla a oferta de atividades culturais, esportivas, sociais e voltadas à saúde durante as férias escolares. Todas as iniciativas deverão constar no Plano Pedagógico das escolas participantes.

A proposta segue as diretrizes da Lei 3.459/00, que regulamenta o ensino religioso confessional nas escolas estaduais. “Ao proporcionar aos estudantes, em um ambiente seguro e familiar como a escola, atividades permeadas por valores como respeito, dignidade e fé, o Estado reforça o cuidado e a proteção previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)“, afirmou a deputada Tia Ju.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova criação do Programa Religioso de Férias nas escolas estaduais do Rio
lapa dos mercadores 2024 Alerj aprova criação do Programa Religioso de Férias nas escolas estaduais do Rio

2 COMENTÁRIOS

  1. promover evento religioso em escolas, significa que os filhos de pais ubandistas terão sua Fé ensinada também ou só o cristianismo? ensinarão a destruir terreiros, a dizer que umbanda é feitiçaria, é do cramunhão? como ficam muçulmanos, judeus e ateus?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui