Alerj aprova entrada de mulheres no programa Segurança Presente

Projeto de lei é de autoria da deputada Alana Passos e ainda irá passar pela avaliação do governador Cláudio Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rozana Lopes/Diário do Rio

As mulheres que atuaram nas Forças Armadas podem integrar o programa Segurança Presente. A decisão é do plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que aprovou em segunda discussão, na última quinta-feira (17/03). A norma valerá para as agentes com Registro de Certificado de Formação do Vigilante para o Programa Segurança Presente e deverá ser regulamentada pelo Governo do Estado.

A lei é de autoria da Sargento Paraquedista do Exército Brasileiro, deputada estadual Alana Passos (PTB), que defende que as mulheres têm capacidade para o exercício da função e a inclusão delas vai humanizar o programa, cujo efetivo é predominantemente masculino.

“Nas operações de segurança e revistas de mulheres, a lei determina que seja feita por outra mulher. Temos de resolver essa carência no Segurança Presente. Com a sanção da lei, o Estado vai tornar o serviço ainda mais humanizado com a presença feminina, comprovadamente reconhecida por sua capacidade e empenho no exercício das funções”, afirma a deputada.

A medida ainda precisa passar pela aprovação do governador Cláudio Castro (PL), que tem 15 dias para sancionar ou vetar. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova entrada de mulheres no programa Segurança Presente
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui