Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou o médico Glauco Lopes e a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) responsável por salvar o bebê ferido gravemente na Vila Kennedy, na Zona Oeste. Lavínia, de apenas 1 ano, caiu no quintal de casa, em meio a cacos de vidro.
A proposta de moção de aplausos e congratulações foi proposta pela deputada Rosane Felix (PSD), para ela “Profissionais da saúde praticam atos de heroísmo todos os dias, devemos celebrar e honrar esse trabalho tão valoroso. Por isso apresentei congratulações e aplaudo o Dr. Glauco Gomes e a equipe da UPA de Vila Kennedy. A empatia, proatividade e competência deles foram determinantes para salvar a vida da bebê Lavínia”.
O acidente aconteceu no dia 02/12, quando a criança foi levada com urgência à UPA com um intenso sangramento no pescoço. Dr. Glauco, ao verificar a gravidade, acompanhado de uma equipe técnica da UPA, não aguardou a disponibilização de carro da unidade e acabou transportando Lavínia para o Hospital Municipal Albert Schweitzer em seu próprio carro.
Durante o trajeto, segundo contou o médico, as auxiliares estancavam o sangue da criança com a mão e a mantinham conectada a um tubo de oxigênio. Ao agradecer a equipe, a mãe da menina afirmou que a filha nasceu novamente. Devido a pandemia, a homenagem não será presencial. De acordo com a assessoria da parlamentar autora da moção, os homenageados deverão receber por e-mail ou pelos correios, o certificada da instituição.
Uma medalha Tiradentes não rola não (né?) Só para milicianos…