O Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam o show Floresta Ancestral. No próximo domingo, 22, os músicos Xainã Tupinambá e Ju Rodrigues levam ao palco do Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, um trabalho delicado e expressivo que une a musicalidade ancestral das culturas indígena e afro-brasileira a referências contemporâneas e instrumentos elétricos. O projeto é contemplado pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é franca, e o show começa às 17h. Classificação livre.
Floresta Ancestral é um projeto musical que surge do encontro do músico indígena Xainã Tupinambá, instrumentista e mestrando em Etnomusicologia (UFRJ); e Juliana Rodrigues, cantora, compositora, instrumentista e artista espiritual carioca. Xainã traz a musicalidade indígena de seus antepassados, resgatada através de sua pesquisa em etnomusicologia pela UFRJ; e Juliana, sua experiência de 26 anos nos palcos cariocas, atrelada à paixão pela sonoridade dos povos tradicionais brasileiros. O resultado é uma sonoridade envolvente e cativante tanto quanto original, unindo o sagrado ancestral com o que tem de mais contemporâneo na música nacional.
No repertório transcendental estão composições como “Bailado de Jurema”, que o público pode conferir no Spotify da artista, e também novidades, como a inédita “Jangada de Tupinambá”, que será lançada na próxima quinta-feira (24) no Centro Carioca da Música Artur da Távola, na Tijuca. Graças à junção harmônica do trabalho dos dois amigos, o público viaja através dos sons do sagrado da floresta, e até esquece que está na selva de pedra.