Alessandro Valentim: Vem aí ‘VURDON DI CARMEM’!

Representantes de grupos ciganos, órgãos governamentais e pessoas não-ciganas reúnem-se na Biblioteca Parque no centro da cidade para dialogar sobre direitos humanos, cultura antirracista e diversidade cultural no Brasil,

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Representantes de grupos ciganos, órgãos governamentais e pessoas não-ciganas que divulgam e disseminam a cultura cigana (artistas e líderes de Tzaras) reúnem-se na Biblioteca Parque no centro da cidade do Rio de Janeiro para dialogar sobre direitos humanos, cultura antirracista e diversidade cultural no Brasil, e, soluções em políticas públicas efetivas para a inclusão social do povo cigano no Estado do Rio de Janeiro.

Produzido pela KC Conexões Sustentáveis, o evento VURDON DI CARMEM – Encontro de cultura e tradições ciganas, é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretara de Cultura e Economia Criativa e Lei Paulo Gustavo pelo edital “Manifestações Tradicionais”, contando com o apoio da Secretaria Municipal da Cidadania. Acontecerá no dia 02 de agosto, na Biblioteca Parque no centro da cidade do Rio de Janeiro que será sede de diversas atividades de primeira linha. A classificação indicativa é livre.

A mediadora do evento Cristiane Pimenta, que é Diretora de projetos para economia e desenvolvimento sustentável na KC Conexões Sustentáveis, diz que a data escolhida para a realização do evento é significativa para os povos ciganos pois lembra o fatídico “Porajmos” em referência ao Holocausto Cigano, em que historiadores estimam a morte nos campos de concentração entre 220 a 500 mil romanis (ciganos) na tentativa do regime Nazista da Alemanha comandado por Hitler, de exterminar este grupo étnico-cultural minoritário da Europa Central. Um assunto ainda pouco falado no Brasil.

Programação diversificada: A programação é destinada a diferentes públicos, totalmente inclusivo, para todas as classes sociais, gêneros e idades, com acessibilidade para a participação da pessoa com deficiência e está distribuída em um mix de atividades: workshop, oficina de dança cigana, roda de conversa e apresentações de música e dança cigana. A estimativa é que cerca de mil pessoas participem de todas as atividades do encontro, de forma gratuita (veja a programação completa de horários no instagram e no site). Aconselha-se que os ingressos e as inscrições sejam feitos com antecedência pela Internet, assim o interessado (a) garante a sua vaga, já que as atividades estão sujeitas à lotação do local.

Vurdon que significa “carroça”, é uma palavra romani (dialeto dos povos ciganos). VURDON DI CARMEM mais que um evento de entretenimento e cultura, é uma ação de cidadania que busca conscientizar as pessoas quanto aos direitos humanos da etnia cigana. “Eu espero que o evento VURDON DI CARMEM seja uma ‘ponte de reflexões’ entre as pessoas sobre nossas responsabilidades diárias com os direitos humanos, e principalmente oferecer nossa contribuição para que os povos ciganos possam ter uma melhor qualidade de vida”, finaliza Cristiane Pimenta.

Serviço:
Local: Biblioteca Parque, Av. Presidente Vargas, 1.261 – Centro, Rio de Janeiro Horário: Sexta-feira, 02 de agosto/2024 de 10:00 às 17:30
Ingressos e inscrições: através do site www.kcproducoes.com.br (Sujeito à lotação)
Informações: e-mail kcconexoessustentaveis@gmail.com ou pelo WhatsApp 21-979583427

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alessandro Valentim: Vem aí ‘VURDON DI CARMEM’!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui