Alimentos lideram inflação no Rio, com altas acima da média nacional

IPCA de março foi de 0,53% no Rio, com alimentos como tomate, ovo e café registrando aumentos acima da média nacional, segundo o IBGE.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem gerada por Inteligência Artificial

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo IBGE, registrou inflação de 0,53% no Rio de Janeiro, levemente abaixo da média nacional, que ficou em 0,56%. Apesar disso, produtos básicos da alimentação, como tomate, ovo e café, tiveram aumento de preços mais acentuado no estado.

PUBLICIDADE

O tomate apresentou um salto expressivo, com alta de 30% em março, enquanto o ovo teve aumento de 14% no mesmo período. Já o café moído acumulou alta de 85% nos últimos 12 meses no Rio — quase 10 pontos percentuais acima da média nacional para o produto, que foi de 77%.

Segundo o economista André Braz, da FGV/Ibre, o grupo alimentos e bebidas foi responsável por 52% da inflação registrada no estado em março. “Alimentos in natura são mais sensíveis a variações do clima. O aumento no preço do tomate, por exemplo, está ligado a essas mudanças”, explicou.

A onda de calor que marcou o mês de março contribuiu para encarecer itens perecíveis, como hortaliças e frutas. Com a chegada do outono, a expectativa é de que os preços desses produtos possam recuar, devido à melhora nas condições de colheita.

Já no caso do café e de outros produtos com ciclo de produção mais longo, a tendência de alta pode permanecer. “É mais difícil prever quando esses preços vão recuar, pois dependem de safras mais demoradas”, acrescentou André Braz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Alimentos lideram inflação no Rio, com altas acima da média nacionalddr newsletter Alimentos lideram inflação no Rio, com altas acima da média nacional

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui