Alunos do Rio trocam ovos de Páscoa por água potável em campanha solidária no Jardim Gramacho

A ideia é uma iniciativa de estudantes do Colégio Imaculado Coração de Maria, e partiu da experiência na comunidade, que carece de acesso à água potável

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
(Foto: Divulgação)

O chocolate é um dos itens mais procurados em dias próximos à Páscoa, mas para os moradores do Jardim Gramacho, existem itens mais essenciais. A comunidade localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é uma das regiões que mais sofre com a falta de acesso a serviços básicos. O local abrigou um lixão por 30 anos, fechado em 2012, mas hoje ainda ocorre o descarte ilegal no local, gerando o acúmulo de lixo e consequências ambientais.

PUBLICIDADE

Muitos moradores da região sobrevivem com doações, como as dos estudantes do Colégio Imaculado Coração de Maria, escola centenária no Méier, na Zona Norte do Ro, que em parceria com a ONG Central Humana de Educação, Ideias e Formação Alternativa (Cheifa), promovem campanhas anuais para ajudar a população da região.

Neste ano, no período próximo à Páscoa, a água foi escolhida para ajudar as famílias: “Nossa parceria se iniciou em 2023, com a experiência da visita ao local por professores e estudantes em um dos nossos projetos, a Missão sem Fronteiras. Ao ver de perto a realidade daquela comunidade, o interesse em ajudar todos os anos cresceu, pois ainda que realizássemos uma campanha pontualmente, os problemas continuariam. Hoje, por meio da Juventude Missionária, realizamos arrecadações de diferentes itens durante o ano: água, alimentos, remédios, conforme a necessidade das famílias. Todas essas ações têm o objetivo de levar esperança e amenizar a falta do básico, vivenciada pelos moradores da região diariamente”, comenta William John, coordenador da Dimensão Missionária, parte integrante do Projeto Pedagógico do colégio, que agrega discussão de valores fundamentados no Carisma Missionário da Rede das Missionárias Servas do Espírito Santo.

Compondo com os alunos da Juventude Missionária, outros estudantes da escola participam diretamente na divulgação da atividade, conscientizando seus responsáveis e amigos, e juntamente com professores e funcionários, reúnem os itens para ajudar as diferentes campanhas.

O Diretor-Geral do colégio Giovanni Lima reforça a importância de incentivar ações voluntárias no espaço escolar: “A Rede de Escolas da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo busca a formação plena dos nossos estudantes, com valores, consciência crítica e cidadã. Isso fortalece o nosso trabalho de alcance da excelência acadêmica para os jovens de nossa escola.”

O colégio estará recebendo as garrafas de água no mês de abril. É possível ajudar essa e outras campanhas entrando em contato com a escola e deixando sua doação. Para mais informações, entre em contato pelo número WhatsApp: (21) 98134-2600.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Alunos do Rio trocam ovos de Páscoa por água potável em campanha solidária no Jardim Gramachoddr newsletter Alunos do Rio trocam ovos de Páscoa por água potável em campanha solidária no Jardim Gramacho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui