Madureira, esse querido bairro do subúrbio carioca onde cresci, se prepara para receber a 2ª Edição do “Festival Zona Preta” nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Com uma programação inteiramente gratuita, o evento, sob a direção artística do DJ Michell e coordenação de produção de Rafael Fernandes, promete agitar o bairro com uma variedade de gêneros musicais. O Viaduto de Madureira, a Arena Carioca Fernando Torres, a Casa Black Rio e o Zé Êne Bar serão os locais de celebração da cultura negra, periférica e suburbana carioca, marcando o início do Mês da Consciência Negra. O projeto é financiado pelo programa ZONAS DE CULTURA Madureira – Calendário Cultural da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro.
O evento apresenta algumas novidades nesta edição, como o Sarau Musical, que dará oportunidade para novos talentos da música negra brasileira, especialmente do R&B, e aulas de dança charme com o coreógrafo Marcus Azevedo. Além disso, haverá uma roda de conversa abordando o papel da cultura negra na construção de um futuro melhor para a comunidade negra. O evento também sediará o Baile do Relógio no Viaduto, voltado para os amantes das décadas de 1990 e 2000, proporcionando um espaço de interação com a geração atual.
A programação musical inclui o DJ Convidado Black Jay, o show de Renato da Rocinha no Viaduto de Madureira e uma Roda de Samba com Bombom e Marcele Mota na Casa Black Rio. O evento também contará com o Samba da Serrinha e a Roda de Jongo da Cia de Aruanda na Festa Yolo, com discotecagem de DJ Michell, DJ Tamy, DJ Júlio Rodrigues, DJ Will Ow e DJ Hey Jimmy Jay. Para as crianças, haverá o Espaço Quilombinho, uma área de recreação e educação infantil que funcionará durante cinco horas no evento Criolice in Wakanda, no Viaduto de Madureira.
Os ingressos para qualquer dia da programação são gratuitos e podem ser retirados no link https://www.sympla.com.br/festival-zona-preta-2023.
Programação Completa do Festival Zona Preta 2023:
Sexta, 03/11:
- 15h às 21h: Arena Carioca Fernando Torres
- 15h às 16h: Aula de Dança Charme com Marcus Azevedo
- 17h às 21h: Sarau do Azevedo
- 18h às 05h: “Yolo Block Party” ZEENE (incluindo Feira de Brechó, Samba da Serrinha, Roda de Jongo de Cia de Aruanda, DJ Michell, DJ Tamy, DJ Júlio Rodrigues, DJ Will Ow e DJ Hey Jimmy Jay)
Sábado, 04/11:
- 21h às 4h: Casa Black Rio (com DJ Glasdow, DJ Bill, Roda de Samba com Bombom e Marcele Mota)
- 22h às 05h: Baile Charme do Viaduto de Madureira com Baile do Relógio (Tocando os sucessos das décadas de 1990 e 2000, apresentação de grupos de dança, DJ Convidado Black Jay, DJ Michell, DJ Gab, DJ Fernandinho, DJ Vig e DJ Guto)
Domingo, 05/11:
- 14h às 23h: Criolice in Wakanda (incluindo Espaço Quilombinho, Feira de afroempreendedores, roda de conversa, Jet Samba Black, Roda de Samba Projeto Criolice, Dj Dina Groovy e Show Renato da Rocinha)
Hip Hop
O Festival Kebra reúne a cultura hip-hop com batalhas de dança e rimas, DJs, performances, e muito mais. O evento é uma expansão da competição Community Battle, que ocorre há quatro anos nas periferias do Rio de Janeiro e agora se torna um festival completo. O Kebra Festival inclui batalhas de breaking e rimas, mas também abrange outras vertentes do hip-hop, como graffiti, rodas de conversa e apresentações de teatro, dança e música.
Nos dias 3 e 4 de novembro, o hip-hop carioca se reunirá no ESTUDEOFUNK na Fundição Progresso e na Rua dos Arcos 24, em um evento aberto ao público, com entrada gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento.
O Festival Kebra é realizado pela organização sem fins lucrativos Seja e pela Agência e hub criativo RUUA, com o objetivo de promover a cultura hip-hop e criar oportunidades para jovens talentos em comunidades vulneráveis. O evento inclui batalhas de breaking e rimas, além de uma variedade de atividades culturais, como o Ball Vogue, que celebra a diversidade LGBTQIAP+, e uma roda de conversa sobre o papel das mulheres na cena hip-hop.
A programação do festival inclui a participação de jurados renomados, como o B-Boy Pelezinho, um dos maiores nomes do breaking brasileiro, e Alex Pitt, membro da companhia de breaking francesa Cie Kafig. Além disso, haverá apresentações de DJs, MCs e performances artísticas, tornando o evento uma celebração abrangente da cultura hip-hop.
Serviço
Festival Kebra
Data: Dias 3 e 4 de novembro
Local: ESTUDEOFUNK (Fundição Progresso) e Rua dos Arcos, 24
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível
Programação completa em www.instagram.com/kebrafestival/
Circo
Por fim, tem a sequência abaixo no Circo Voador:
Sexta, 03 de novembro
KRYPTA + SURRA
E mais: DarkTower, Klitoria e DJ Renato Lima
Sábado, 04 de novembro
RAIZ DO SANA | 25 anos
E mais: Priscilla Frade, Mari Mello + Chris Mourão, Alulu Paranhos, Emmano, Felipe Peó, Pepê, Nandinho Barros e Potyra Castro (part.) | O Xaxadinho (abert.) | DJ Xeleléu | Exibição do filme “Alceu – Na Embolada do Tempo” de Paola Vieira
Domingo, 05 de novembro
SAMBA DA DIDA – Música e Gastronomia
Além disso, no sábado, 04 de novembro, às 13h, bailarinos de todas as idades e níveis de conhecimento, terão a oportunidade de participar de uma aula de ballet no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É o Aulão do Bem, iniciativa da aluna de ballet e empresária Lu Fernandez, que incentiva pessoas adultas a praticar a dança.
A inscrição custa R$15, que irá para a Associação de Amigos da Escola de Dança Maria Olenewa. Além da inscrição, os participantes são convidados a doar 4 latas de leite em pó, que serão entregues ao Solar Meninos de Luz. Informações pelo Instagram @balletaos60.