Apenas 23 de 58 praias do Rio estão adequadas para banho o ano todo

Apesar de ficar em frente ao metro quadrado mais caro do país, a praia do Leblon teve qualidade de água considerada ruim nos 3 pontos de medição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

A Folha de São Paulo conduziu uma investigação abrangente sobre a qualidade da água nas praias de 10 capitais brasileiras. Surpreendentemente, apenas duas delas mantêm condições propícias para banho durante todo o ano, com o Rio de Janeiro lamentavelmente ausente dessa lista. Em paralelo a Fortaleza e Salvador, o Rio a predominância de praias classificadas como ruins ou péssimas, com apenas 4 das 58 praias avaliadas consideradas boas, enquanto 20 obtiveram a classificação regular.

Dentre as 58 praias, 26 foram classificadas como péssimas e 12 como ruins, indicando a presença de mais de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água durante a semana da análise e nas quatro semanas anteriores. A natação em áreas impróprias pode acarretar problemas de saúde, especialmente doenças gastrointestinais ou cutâneas, como micoses.

Apesar de situada diante do metro quadrado mais caro do país, a Praia do Leblon teve a qualidade da água considerada ruim nos três pontos de medição, tornando o mar impróprio para banho em até 50% do ano. Conforme relatório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a balneabilidade da Praia do Leblon é categorizada como ruim desde 2016.

Por outro lado, a vizinha Ipanema apresentou água considerada regular nos três locais de medição, indicando impropriedade para banho em até 25% do ano. O mesmo se aplica às praias do Arpoador, Copacabana e Leme, que estão próximas geograficamente.

Advertisement

Leia também

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Leblon tem o condomínio mais caro do Brasil

No que diz respeito à Praia do Flamengo, também conhecida como “prainha da Glória“, observou-se uma revitalização graças às concessionárias de saneamento e água, especialmente a Águas do Rio, responsável pela região. Anteriormente rotulada como imprópria devido à poluição, a praia foi classificada como própria para banho em alguns períodos deste ano. Apesar do progresso em direção à melhoria, o trecho monitorado ainda é considerado impróprio na maior parte das medições realizadas ao longo do ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Apenas 23 de 58 praias do Rio estão adequadas para banho o ano todo

Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequisa furada existem ótimas praias a qui no RJ sem problema algum de balneabilidade como Ipanema e Leblon que aparecem na pesquisa . Que só apresentam problemas quando chove muito ai não tem praia que escape isso e coisa de paulista com inveja que não tem praia para ir até a praia anda quase 200 km só para chegar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui