Dados do Painel Covid da Prefeitura do Rio mostram que, até a manhã desta terça-feira (08/02), apenas 44% do público entre 5 e 11 anos tinham comparecido aos postos para tomar a primeira dose. Ainda nesta terça será encerrando o calendário por idade. A partir de agora, haverá repescagem geral e os postos estarão abertos para receber quem não foi imunizado.
No começo da campanha, a expectativa era que o Rio tivesse 560 mil crianças imunizadas com a primeira dose, mas só 237.050 meninos e meninas foram aos postos, devido a Fake News muitos pais ficaram apreensivos com a vacinação. No fim de janeiro, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, já destacava que as vacinas são seguras e que os pais não devem ser influenciados por noticias mentirosas. “São vacinas seguras e eficazes. Como a Pfizer que já foi utilizada em mais de 14 milhões de crianças no mundo”, disse Soranz.
Daniel Soranz, em entrevista ao Bom Dia Rio na última sexta (04/02) declarou que haverá um agendamento de vacinação nas escolas, para a imunização dos mais jovens. “Vamos distribuir uma ficha para os pais preencherem sobre a situação vacinal da criança, e a gente vai agendar a aplicação na própria escola, com a autorização dos pais”, afirmou o secretário.
Essa iniciativa também será aplicada em redes particulares de ensino, segundo Daniel, “a gente vai fazer este mesmo processo com algumas escolas privadas e com as escolas estaduais também. Com as federais, ainda estamos em processo de discussão”.