O Centro de Operações Rio (COR) apresentou, nesta terça-feira (28/11), o novo aplicativo COR.RIO. A ferramenta, que é uma aliada no cotidiano urbano dos cariocas, recebeu uma série de atualizações com objetivo de aprimorar a comunicação e experiência do usuário. Sua nova versão está disponível na Apple e Play Store.
Uma das modificações mais importantes adotadas é a tradução de idiomas inglês e espanhol. A nova identidade visual da plataforma foi modernizada, trazendo uma acessibilidade e uma performance que ocupa 5MB, menos megabyte nos aparelhos celulares que a versão antiga.
“A versão anterior era muito voltada para o que o COR queria ver dos usuários. Para essa atualização, houve toda uma análise em cima do que a população relatava em nossas redes e, com isso, começamos a entender melhor o que as pessoas queriam ver, o que era mais relevante. Na minha gestão, prezo muito pelo olhar atento para o usuário. O canal vai ser muito mais aberto”, destaca Marcus Belchior, chefe executivo do Centro de Operações
A prefeitura do Rio, por meio do COR, alterou a nomenclaturas dos estágios operacionais da cidade na última semana e a nova classificação substitui os atuais nomes (normalidade, mobilização, atenção, alerta e crise) por números. Sendo assim, o município passa a ter estágios de 1 a 5. O menor é para quando a cidade estiver operando em sua condição normal e o maior, num cenário operacional mais crítico, quando as equipes da Prefeitura perdem a capacidade de uma resposta para as ocorrências.
A partir desta semana os usuários podem acessar às funcionalidades da plataforma e fazer as buscas de endereços específicos e saber as câmeras que estiverem online e off-line em tempo real. Essa adequação aos novos estágios operacionais é um ponto importante e que precisou de atualização.
Facilidade na locomoção de turistas pela cidade, informações relativas ao BRT E VLT, incluindo tuítes e informes das suas respectivas concessionárias poderão ser encontradas em áreas específicas do aplicativo. Uma novidade é a ferramenta de envio de áudios anexados nas emissões de alertas (quando necessário e para explicar melhor sobre a ocorrência) e o disparo das sirenes da Defesa Civil de maneira remota (sempre que o usuário estiver dentro de uma área de risco). Os alertas podem ser personalizados por bairro. Por exemplo, um usuário que mora no Jardim Botânico consegue selecionar o bairro no aplicativo e ficar informado sobre tudo o que está acontecendo na localidade dele, mesmo estando no raio selecionado ou não.
O aplicativo do COR é gratuito e quem utiliza pode ter informações em tempo real sobre trânsito, tempo e modais de transporte.