Após dois anos, navio que colidiu com a Ponte Rio-Niterói deixa Porto do Rio rumo à Turquia

Graneleiro ‘São Luiz’ é adquirido por armador turco por mais de R$ 6 milhões. Rebatizado como NM Luiz, o navio partirá rumo à Turquia, onde passará por uma inspeção para definir seu futuro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Graneleiro São Luiz
O graneleiro São Luiz está fundeado na Baía de Guanabara, desde abril de 2016. Reprodução: Sinaval

Depois de quase dois anos atracado no Porto do Rio de Janeiro, o graneleiro São Luiz, que colidiu com a Ponte Rio-Niterói em novembro de 2022, deixará a Baía de Guanabara na próxima sexta-feira (11/10). A embarcação designada para o transporte já está atracada na altura dos armazéns 13 e 14. Rebatizado como NM Luiz, o navio partirá rumo à Turquia, onde passará por uma inspeção para determinar seu futuro.

Imobilizado devido a um impasse jurídico entre sua antiga proprietária, a Navegação Mansur, e seus credores, o São Luiz foi leiloado em 19 de fevereiro de 2024 e arrematado pela Rota Shipping Inc. por R$ 6,2 milhões. A embarcação será transportada para o país pelo rebocador.

A operação de saída do NM Luiz já foi estabelecida pela PortosRio e pela Praticagem-RJ. De acordo o jornal O Globo, a manobra ocorrerá durante o dia e contará com a mobilização de pelo menos quatro rebocadores e equipes especializadas. O tráfego no Canal de Acesso ao Cais Comercial do Porto do Rio será temporariamente interrompido para a passagem do navio, que seguirá escoltado por rebocadores oceânicos.

Ainda segundo o jornal, permanece pendente a questão do pagamento das despesas de permanência do navio no Porto do Rio de Janeiro. A PortosRio informa que os custos acumulados antes da venda serão cobrados da Navegação Mansur, enquanto os gastos posteriores à aquisição ficarão a cargo da Rota Shipping.

A embarcação colidiu com a Ponte Rio-Niterói no dia 14 de novembro de 2022, causando danos à estrutura e transtornos no trânsito, além de evidenciar o problema dos navios abandonados na Baía de Guanabara. O tráfego foi interrompido em ambos os sentidos, sendo liberado 17 horas após a colisão. A perícia indicou que o impacto não comprometeu a integridade da ponte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após dois anos, navio que colidiu com a Ponte Rio-Niterói deixa Porto do Rio rumo à Turquia

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui