Após interdições, Prefeitura monitora trânsito no entorno do Terminal Gentileza

Pistas, linhas e pontos de ônibus sofreram alterações para a viabilização das construções; o fim das obras está previsto para 2023 e o Terminal receberá BRTs, ônibus comuns e VLT

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio/ Beth Santos

Nesta segunda-feira, (19/09), o trânsito no entorno do Terminal Intermodal Gentileza, no Centro do Rio, passa por um teste no primeiro dia útil após as interdições e mudanças nas rotas de ônibus para o início das obras de construção.

Maína Celidonio, secretária de Transporte, afirma que as mudanças foram feitas perto do final de semana para os usuários irem se adaptando ao longo do fim de semana, “e na segunda-feira a gente testa para ver como foram essas modificações”.

Secretaria Municipal de Transportes, a CET-Rio e a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) monitoram as mudanças.

As interdições começaram na última sexta-feira, (16/09), na Avenida Brasil para a Avenida Francisco Bicalho.

Advertisement
legado3 foto beth santos Após interdições, Prefeitura monitora trânsito no entorno do Terminal Gentileza
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio


Confira as mudanças e interdições

A principal rota passa a ser subir o Viaduto do Gasômetro e descer na Avenida Francisco Bicalho. A Prefeitura informa quequem circula pela pista lateral da Avenida Brasil, e a Brasil embaixo do Gasômetro tem três pistas: uma junto ao Into, uma central e uma lateral. “Essa vai perder o acesso à Francisco Bicalho e a rota alternativa é seguir pela Rua Santos Lima, que a gente chama de rua da igrejinha em São Cristóvão”.

Assim, os motoristas têm como rota alternativa o caminho que segue pela Rua Santos Lima, Rua Benedito Otoni, Rua São Cristóvão e Rua Pedro II.

“Basicamente, este roteiro será efetuado pelos ônibus. Porque a maior parte dos veículos que fazem esse trajeto são os ônibus, visto que os carros geralmente seguem pelo Gasômetro e descem direto na Francisco Bicalho”, ressalta a Prefeitura.

A partir do Into, os motoristas que desejam ir para a Zona Sul podem seguir por dois caminhos:

Túnel Marcello Alencar via Avenida Rodrigues Alves;

Túnel Santa Bárbara através da Via B4, Via Binário, Avenida Professor Pereira Reis, Largo do Santo Cristo e Elevado 31 de Março.

Para quem vai para o Maracanã e para a Tijuca, pode pegar:

Via B4 via Binário, Rua General Luís Mendes de Moraes e Rua Francisco Eugênio.


Itinerários de ônibus alterados

Os itinerários de linhas de ônibus que passam pela região serão alterados. A secretária municipal de transportes explica que alguns pontos de ônibus vão mudar de lugar com as interdições, assim como os itinerários de 50 linhas de ônibus.

“Tudo já foi avisado para as empresas, tanto as linhas intermunicipais quanto as municipais. Em relação aos pontos, nos originais já tem placas que falam para onde o usuário tem que se direcionar para pegar suas linhas”, disse Celidonio.


Entre as linhas que seguem o itinerário pela Rua Santos Lima:

As linhas 472 e 473 seguirão pela Rua Figueira de Melo; Rua São Cristóvão; farão o retorno na Avenida Pedro II; Avenida Pedro II; até a Avenida Francisco Bicalho.

A linha 485 seguirá pelo Elevado Professor Engenheiro Rufino de Almeida Pizarro; Rua Francisco Eugênio; até a Avenida Francisco Bicalho.

A linha 265 deverá seguir pela Rua General Luís de Morais, Elevado Professor Engenheiro Rufino de Almeida Pizarro, Rua Francisco Eugênio, Rua Figueira de Melo.


Entre as linhas que seguem o itinerário pela Avenida Brasil:

As linhas 210, 292, 300 , 315 , 324 , 326, 328, 329, 335, 338, 342, 343, SP343, 348, 349, 362, 369, 378, 379, 380, 384, 385, 386, 388, 389, 393, SV394, 395, 397, 399, 484, 486, 497, 498, 2303, 2305, 2307, 2308, 2309, 2310, 2336, 2339, 2381 e 2382 deverão seguir pela Avenida Brasil, Rua Santos Lima, Rua Benedito Otoni, Rua São Cristóvão, fazer o retorno na Avenida Pedro II; Avenida Pedro II até a Avenida Francisco Bicalho.


Pontos de ônibus

Os passageiros que pegam ônibus na região devem ficar atentos aos locais de passagem das linhas. Os passageiros não perderão os pontos de ônibus na Avenida Brasil, entre a Rua Santos Lima e a Avenida Francisco Bicalho.

Os passageiros que embarcavam na Rua Santos Lima, em frente ao número 3, para pegar as linhas 472 e 473, deverão se dirigir à Rua Figueira de Melo, em frente ao número 425.

O ponto de ônibus localizado na Avenida Francisco Bicalho, sentido Centro, será desativado. O ponto de ônibus mais próximo fica na Avenida Pedro II, em frente ao Depósito Público, perto da Avenida Francisco Bicalho.

Um novo ponto de ônibus para linhas intermunicipais foi criado na Avenida Francisco Bicalho, na pista central, no sentido da Avenida Presidente Vargas. Ele foi criado para atender, principalmente, os usuários com destino à Rodoviária Novo Rio.

O esquema de trânsito contará com 20 agentes de trânsito, quatro veículos operacionais, seis motocicletas, dois reboques e cinco painéis informativos para os motoristas.

Terminal Gentileza

As obras estão previstas para 2023 e quando estiver pronto, o Terminal Intermodal Gentileza tem previsão de receber BRTs, ônibus comuns e VLT. A expectativa da Prefeitura do Rio é que o lugar receba cerca de 130 mil passageiros por dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após interdições, Prefeitura monitora trânsito no entorno do Terminal Gentileza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui