Após uma árvore de grande porte cair no Largo dos Leões, no Humaitá, Zona Sul do Rio, na tarde desta sexta-feira (20), devido a um forte temporal atingir a cidade. A flamboyant, que ficava próxima ao parquinho infantil, destruiu grades, brinquedos e outras árvores menores. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Flávio Carlos, morador da região, relatou o ocorrido: “É, foi triste porque essa praça é adotada por mim junto à prefeitura, eu adotei essa praça, eu que tenho cuidado dela, né, então realmente quando vi aquela árvore caindo foi porque ela era muito grande e tinha pouca raiz. Não… muita raiz e não era muita profunda essa raiz, então quando ela caiu ela saiu derrubando as outras todinhas.”
A Comlurb trabalha na remoção da árvore e uma faixa da pista está interditada na manhã deste sábado (21). Em Laranjeiras, também na Zona Sul, houve registro de queda de árvore na Rua Pereira da Silva, que chegou a ser interditada, mas já foi liberada.
A Prefeitura do Rio anunciou que iniciará a revitalização do Largo dos Leões. Diego Vaz, subprefeito da Zona Norte e futuro secretário de Conservação, afirmou a Rádio Tupi: “A Secretaria de Conservação, junto com a sua prefeitura, fará um projeto de revitalização da praça, com reuniões com os moradores e associações que compõem o bairro, e, finalmente, a execução do projeto da reformulação daquela praça, que pode ter um novo parcão para cachorros, um novo espaço kids, diferenças entre idades. Então, vai ser um novo espaço revitalizado. A gente sabe que temos problemas com as chuvas e os ventos, mas, nesse caso, serão males que vão vir para o bem e para o cidadão carioca.”
A previsão é que as obras sejam concluídas no ano que vem.