Depois de uma década, a Casa Carandaí fecha as portas nesta quinta-feira (10/09). A decisão, divulgada pela colunista Luciana Fróes em seu blog, foi tomada devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, que manteve os restaurantes fechados durante meses.
“Conseguimos vencer algumas crises, mas perdemos para a Covid-19, principalmente diante de um cenário de dificuldade de acesso ao crédito. Algumas histórias precisam de um ponto final, outras devem ser reescritas. A gente ama o que faz e quer continuar. Vamos reinventar o negócio, morre a loja física, mas não a marca. Agora é olhar para frente”, disse Janjão em declaração ao jornal O Globo.
O empório ocupava um imóvel tombado e centenário na rua Lopes Quintas, Jardim Botânico. Projetado pelo arquiteto carioca Chicô Gouvêa, a Carandaí ficou conhecida principalmente por valorizar os pequenos produtores brasileiros, de queijos e frios a pães, vinhos, cervejas e outros itens 100% artesanais. O consumo podia ser ali mesmo, em mesinhas no fundo da loja.
Sem apoio, bares e restaurante da capital perderam 17,5 mil mil postos de trabalho nos últimos seis meses, segundo o SindRio, sindicato que representa o setor no município. A Carandaí é a mais recente vítima da crise que atinge o setor, mas vários outros estabelecimentos também foram vítimas da crise.