A Galeria Contempo, em São Paulo, promoveu, em 2023, sua primeira chamada aberta para artistas integrarem sua seleção de representados visando uma possível exposição. A curadoria da exposição resultante desta criteriosa análise ficou a cargo de Luana Rosiello, responsável pela coordenação da seleção. Entre os mais de 100 portfólios recebidos de diversas regiões do país, três artistas foram escolhidos, sendo 2 deles do Rio de Janeiro: Beto Fame (Rio de Janeiro), Greta Coutinho (Santo André) e Marina Ryfer (Rio de Janeiro), cujas obras recentes estão agora reunidas na exposição. O evento ocorrerá de 24 de fevereiro a 6 de março, e promete ser uma agenda bacana pros cariocas que estiverem em Sampa no período e que forem fãs de arte.
Beto Fame, natural do Rio de Janeiro, explora a intersecção entre arte e arquitetura em sua produção pictórica. Sua abordagem tem como base a cidade como um organismo vivo, revelando-se de diversas maneiras. Suas pinturas capturam espaços públicos por meio de pinceladas geométricas, buscando ordenar o caos urbano e destacar a singularidade sensível da experiência presente.
Greta Coutinho, por outro lado, investiga os cantos íntimos da casa e a criação da mulher em sua pesquisa poética. Sua representação do feminino ocorre através de retratos de mulheres em situações íntimas, colocadas fora do contexto contemporâneo, transformando-as em personagens teatrais e espetaculares por meio de composições cromáticas vibrantes.
Já Marina Ryfer se afasta da pintura para apresentar instalações inspiradas em sua história familiar. Utilizando materiais industriais como cordas náuticas, madeira e cimento, a artista cria objetos luminosos que evocam a memória afetiva de uma família com tradição em esportes náuticos.
A curadoria realizada por Luana Rosiello, em colaboração com as marchands Mônica e Márcia Felmanas, busca estabelecer um diálogo entre as particularidades de cada artista, tendo como ponto de convergência os atravessamentos cotidianos e afetivos que marcam suas produções.
A exposição “A casa, a cidade e o mar” terá sua abertura no sábado, 24 de fevereiro, das 10 às 16 horas, com o período de visitação estendendo-se de 24/02 a 6/03.
SERVIÇO
Exposição: A casa, a cidade e o mar.
Abertura: sábado, 24 de fevereiro, das 10 às 16 horas.
Período de visitação: de 24/02 a 6/03
Galeria Contempo
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, São Paulo
De segunda à sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 16h
Telefone: (11) 3032-5795