O Assis Garrafaria, da empresária Elen Hartmann, na Rua Cosme Velho, 174, está fazendo um trabalho de resgate do Rio antigo, aquele dos tempos de Machado de Assis – que morou no mesmo endereço da garrafaria e recebe as devidas homenagens – e aproveitou os áureos tempos em que a cidade vivia uma boemia regada de músicas ao vivo nos bares e restaurantes dos bairros, principalmente nas regiões do Centro e da Lapa.
Sob a produção artística de Fernando Clark, a casa está com uma programação fixa de música ao vivo que a cada semana ganha mais adeptos, tanto de público quanto de músicos querendo se apresentar. Na segunda o dia é de chorinho e sambas com o grupo “Receita do Choro”. Na terça o dia é de Jazz com o quarteto da CEJ – Companhia Estadual de Jazz, cujo um dos integrantes é o humorista Reinaldo Batista, ex Casseta & Planeta. Já virou data cativa do pessoal do Instituto Moreira Salles, que marca presença quase toda semana prestigiando a música. N última edição, o grupo recebeu, diretamente de Atlanta, o convidado internacional, saxofonista Jaye Price, que deu uma canja inesquecível. O Rock é na quinta-feira com o trio Ipa Rock & Beer, que sob a voz marcante de Pedro Paranaguá – músico do Monobloco – canta clássicos dos Rolling Stones, Queen, Eric Clapton, The Police, entre outros. Um sábado do mês é dedicado aos clássicos da Bossa Nova, Sambajazz e Sambalanço com o grupo Conexão Rio.
“A cada edição que passa estamos percebendo uma maior adesão do público, que nos dias de rock chega até a dançar na calçada. Paralelamente, estamos recebendo muito material de músicos querendo se apresentar na casa. Aí percebemos como estamos carentes de modelos como esse, que antes era tão comum no Rio. Os moradores do bairro estão curtindo e começamos a receber público de bairros vizinhos”, comemora Elen Hartmann, que há três anos resolveu repaginar a antiga Hartmann Café e torna-la o Assis Garrafaria. Com especialidade em cervejas especiais, a Concha Acústica Etílica, estante de garrafas carinhosamente apelidada por Reinaldo Batista, já apresenta 400 rótulos do mundo inteiro, além de vinhos e cachaças e onde são feito os shows.
O cardápio, que tem os pratos nomeados pelas obras e personagens de Machado de Assis, apresentam petiscos, pratos executivos, pizzas, saladas e sanduíches que podem ser harmonizados com as cervejas sob auxílio do beer sommelier da casa, Reginaldo Freitas
Quem quiser visitar hoje, sábado 9/7, a banda Conexão Rio se apresenta convidando Vinicius Cantuária. Clássicos da bossa nova, sambajazz e sambalanço deliciosos embalando a concha acústica O show começa às 21h e tem couvert artístico opcional de R$ 15.