Associação de moradores de Copacabana dará ‘prêmio’ ao bar mais barulhento do bairro

Após votação, bar eleito como mais barulhento ganhará uma caixa de algodão para por nos ouvidos e uma cartela de comprimidos para dor de cabeça. Moradores apostam na vitória do "Vizinhando" ou do "Bossa Rio".

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Associação Amigos de Copacabana decidiu ironizar com um problema que incomoda quem vive no bairro e que nunca é solucionado: o barulho excessivo proveniente dos bares da região, principalmente à noite, nas zonas residenciais. O grupo iniciou uma espécie de concurso irônico para a “premiação” do estabelecimento mais barulhento, e o assunto virou ‘hit’ nos grupos de Copa no Facebook. O concurso se chama “Buteco do Barulho“.

São inúmeras as reclamações de bares e restaurantes que chegam a ter shows de música ao vivo sem ao menos ter licença ou infraestrutura para tanto. Os estabelecimentos “Vizinhando” e “Bossa Rio” estão dentre os mais criticados, assim como diversos outros na rua Aires de Saldanha. Há pouco tempo, um homem entrou em desespero com o barulho quase diário dos freqüentadores do segundo, e chegou a atirar materiais de construção pela janela, mirando no bar. Ninguém foi ferido pelo ato criminoso. O caso foi parar na polícia, e foi alvo de reportagem aqui no DIÁRIO.

Há menos de um ano, o PROCON-RJ esteve no Vizinhando da rua Barão de Ipanema, onde foi constatado que, apesar de realizar shows de música, o local não possui nenhum tipo de isolamento acústico, causando crescentes transtornos à vizinhança. Na verdade, quase todo o espaço do bar é uma mera ocupação de calçada (um deck construído por cima do passeio), sob um toldo de lona, sem nenhum tipo de barreira para o som, que atingiria em cheio os moradores da localidade. O restaurante foi autuado pela autarquia de proteção ao consumidor, apesar de as questões de licenciamento para barulho serem de competência municipal. “É como se fosse um show na calçada”, disse na ocasião ao DIÁRIO DO RIO o porteiro de um prédio próximo.

Considerando as diversas reclamações recebidas de moradores com relação aos barulhos e incômodos causados por alguns bares, estamos realizando esse concurso, que é  um protesto bem humorado contra essa falta de respeito com o direito ao sossego da vizinhança”, diz a publicação da associação, que é presidida por Horácio Magalhães.

O “prêmio” por ser escolhido o BAR MAIS BARULHENTO DE COPACABANA está bem de acordo com tema do concurso: em vez de um troféu, o estabelecimento ganhará uma caixa de algodão daqueles que se põe nos ouvidos, e uma cartela de comprimidos para dor de cabeça.

Aos moradores do bairro que desejem votar, as respostas devem ser enviadas para o e-mail da Associação de Moradores: sociedadeamigosdecopacabana@gmail.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Associação de moradores de Copacabana dará 'prêmio' ao bar mais barulhento do bairro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui