O Instituto Rio21, em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO, realizou a Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal entre os dias 03/07/2023 e 12/07/2023. Acesse os resultados da pesquisa aqui. Ao todo, foram ouvidos 1.551 cariocas.
A avaliação geral da Gestão Municipal apresentou uma piora significativa em relação ao mês de março de 2023. As avaliações positivas passaram de 39,4% para 30,7%, enquanto as avaliações negativas aumentaram de 37,8% para 49,3%.
Embora a avaliação negativa seja geral, os homens se mostraram mais críticos em relação à gestão do que as mulheres. Apenas 27,8% dos homens avaliaram a gestão como Ótima ou Boa, enquanto 33,3% das mulheres fizeram essa avaliação.
Analisando por regiões, a Zona Sul se destaca como a área que avalia melhor a gestão da Prefeitura. Por outro lado, na Zona Oeste, as avaliações positivas sofreram uma queda expressiva em relação a março. Naquela época, 35,6% dos moradores da região consideravam a gestão como Ótima ou Boa. Hoje, apenas 25,4% avaliam da mesma forma.
Já no Centro, observa-se um cenário diferente. A avaliação da gestão melhorou nessa área, com as avaliações positivas passando de 25,9% em março para 32,1% em julho. No entanto, essa melhora foi acompanhada por uma polarização da opinião pública sobre a gestão, com aumento das avaliações negativas e encolhimento das avaliações regulares.
A expectativa para os próximos 3 meses é boa: a maioria dos cariocas espera que a gestão seja Ótima ou Boa.
A queda na avaliação geral da Gestão Municipal em julho de 2023, com redução das avaliações positivas e aumento das negativas, sinaliza um cenário desafiador para as autoridades municipais. Mesmo assim, os cariocas têm boas expectativas para os próximos meses de gestão.
Nas próximas matérias de divulgação dos resultados da pesquisa, vamos apresentar em mais detalhes as avaliações dos cariocas sobre pontos importantes como Educação, Saúde, Transportes, por exemplo.