Avaliações positivas da gestão municipal avançam, mas cariocas demonstram insatisfação, diz Instituto Rio21

O objetivo da pesquisa é compreender, ao longo do tempo, a percepção da população carioca sobre as ações do governo e suas expectativas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoas circulando pelo Centro do Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

O Instituto Rio21 foi a campo pela 5ª vez para realizar mais uma edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Entre os dias 07/11/2022 e 17/11/2022 foram ouvidos 1.434 cariocas com o objetivo de compreender, ao longo do tempo, a percepção da população carioca sobre as ações do governo e suas expectativas.

Como ponto positivo, destacamos um acréscimo de 1,1 pontos percentuais entre os cariocas que avaliam a gestão da Prefeitura como ótima ou boa, e uma queda de 0,3 ponto percentual entre os que fazem uma avaliação negativa (ruim ou péssima).

Em julho o percentual de avaliações ótima ou boa era de 32,1%, saltando para 33,2% em novembro. No caso das avaliações como ruim ou péssima, o percentual era de 41,6% em julho, e caiu para 41,3% em novembro.

Sem titulo 18 Avaliações positivas da gestão municipal avançam, mas cariocas demonstram insatisfação, diz Instituto Rio21

Contudo, a avaliação da gestão da Prefeitura divide a opinião dos cariocas. O percentual de avaliações como “regular” caiu, mostrando uma tendência, ainda que pequena, à polarização. Ou seja, os cariocas ou avaliam positivamente o trabalho conduzido pelo Prefeito Eduardo Paes ou avaliam negativamente – a minoria dos moradores avaliam de forma neutra.

Advertisement

O percentual de avaliações negativas ainda é alto (aproximadamente, 40%), mas sofreu um pequeno recuo no quadro geral. Por outro lado, as avaliações positivas aumentaram – em especial entre as avaliações ótimas, onde o aumento foi de 2,8 p.p. entre as edições de julho e novembro.

A pesquisa também procurou mapear a visão que os cariocas têm do futuro da cidade. No que diz respeito ao ano de 2023, os cariocas estão otimistas: mais de 50% esperam que a gestão municipal seja ótima ou boa no próximo ano:

Sem titulo 19 Avaliações positivas da gestão municipal avançam, mas cariocas demonstram insatisfação, diz Instituto Rio21

No entanto, apesar dessa expectativa positiva em relação ao próximo ano, a maioria dos cariocas não concorda que a cidade terá um futuro melhor para a próxima geração (42,4%). Além disso, 54,2% dizem que têm vontade de mudar de cidade.

Sem titulo 20 Avaliações positivas da gestão municipal avançam, mas cariocas demonstram insatisfação, diz Instituto Rio21

Apesar das avaliações positivas terem apresentado crescimento ao mesmo tempo em que houve uma queda nas avaliações negativas, os cariocas mostram certo grau de insatisfação. Também não se mostram tão otimistas em relação ao futuro da cidade, especialmente no longo prazo – levando-os, inclusive, a considerar a mudança para outra cidade.

O relatório geral da pesquisa pode ser acessado através deste link. Ao longo dessa semana divulgaremos os resultados detalhados para cada área da gestão do Prefeito Eduardo Paes avaliada. Fiquem de olho!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Avaliações positivas da gestão municipal avançam, mas cariocas demonstram insatisfação, diz Instituto Rio21
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Muitas pesquisas e praticamente o mesmo resultado, agora muito consolidado e consistente. Fica uma certeza: que o governo municipal com a turma atual não tem mais salvação, já são 2 anos perdidos, mais os 4 de Crivella. Nenhuma qualidade e sem espírito público, ou melhor, até tem espírito público, o que agrada o seu público. Brincamos de país rico gastando o que não tínhamos em eventos que duraram 15/30 dias em vez de investir para gerar retorno em décadas de melhora na qualidade de vida dos cariocas. Tem seu preço.

  2. sem sombras de duvidas quem mora na zona norte e baixada óbvio q tem vontade sumir daqui… nao é a mesma percepção da zona sul e a melhor parte da zona oeste neh…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui