Baixada Fluminense registra saldo positivo na geração de empregos em agosto, aponta Firjan

Região mantém crescimento contínuo desde fevereiro, com mais de 17 mil novas vagas de emprego no acumulado de 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cidade de Duque de Caxias / Foto: Banco de Imagens do Governo Federal Internet

Os municípios da Baixada Fluminense registraram um saldo positivo na criação de empregos formais no mês de agosto, de acordo com dados da Firjan. No acumulado do ano, a região somou mais de 17,2 mil novas vagas, mantendo o saldo positivo desde fevereiro. Os destaques em agosto foram Duque de Caxias, com +670 vagas, e São João de Meriti, com +658 vagas, que ocupam, respectivamente, a quarta e quinta posições no ranking estadual de geração de empregos.

A análise foi feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que também mostraram crescimento na geração de empregos em todo o estado do Rio de Janeiro. “Seguimos com a região registrando saldo positivo na geração de empregos, esse resultado reflete muito bem os potenciais que a Baixada oferece, com a criação de oportunidades para a mão de obra local,” destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.

Além de Duque de Caxias e São João de Meriti, outros municípios da Baixada que se destacaram em agosto foram Nova Iguaçu (+227 vagas), Paracambi (+173 vagas), Belford Roxo (+151 vagas), Queimados (+141 vagas) e Mesquita (+104 vagas). Apesar do bom desempenho da região, algumas cidades, como Nilópolis, Itaguaí, Mangaratiba, Guapimirim e Magé, registraram perdas de postos de trabalho.

Setores que impulsionaram a geração de empregos

Os principais setores responsáveis pela criação de vagas na Baixada Fluminense foram Serviços (+852 vagas), Comércio (+607 vagas) e Indústria (+589 vagas). As contratações foram impulsionadas especialmente por atividades como comércio varejista, serviços administrativos, transporte terrestre, alimentação e serviços especializados para a construção.

Rio de Janeiro registra maior saldo de vagas desde março

No estado do Rio de Janeiro, agosto foi o mês com o maior saldo de criação de empregos desde março de 2024, com 18.600 novos postos de trabalho com carteira assinada, representando um avanço significativo em relação a julho, que registrou 10.658 novas vagas. Com este desempenho, o Rio ficou em segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos em agosto.

Com esse resultado, o estado acumula 119.794 novos empregos formais de janeiro a agosto de 2024, um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período de 2023. O setor de Serviços liderou as contratações, com 80.262 novas vagas, seguido pela Indústria (+36.148 vagas), Comércio (+1.234 vagas) e Agropecuária (+1.055 vagas).

Análise setorial

Na análise por grandes setores, a Agropecuária foi o único segmento que apresentou um saldo negativo em agosto, com -146 vagas. Os demais setores continuaram contratando, sendo que o setor de Serviços e a Indústria tiveram seus melhores resultados desde março.

O setor industrial, por exemplo, registrou 4.965 novas vagas formais, com destaque para a Construção Civil (+1.850 vagas) e segmentos como Manutenção e Reparação de Máquinas (+614 vagas), Produtos de Metal (+349 vagas), e Produtos Alimentícios (+293 vagas). Já o setor de Serviços liderou as contratações, com +10.939 vagas, impulsionado por atividades como Educação (+1.725 vagas), Serviços de Apoio Administrativo (+1.546 vagas), e Alimentação (+1.196 vagas).

O Comércio reverteu o quadro dos últimos meses e apresentou saldo positivo de +2.842 vagas, com destaque para o setor varejista, especialmente hipermercados e supermercados.

Destaque regional

Em agosto, 69 dos 92 municípios do estado do Rio registraram saldo positivo na geração de empregos. A Capital concentrou a maior parte das novas vagas (+10.529), seguida por Macaé (+1.010), Volta Redonda (+682), Niterói (+679), e Duque de Caxias (+670).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Baixada Fluminense registra saldo positivo na geração de empregos em agosto, aponta Firjan

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui