Com as férias escolares e as festas de final de ano, o GSH Banco de Sangue Serum registrou, em dezembro, uma aqueda de 70% no seu estoque de sangue. Por isso, a instituição faz um apelo aos doadores e à população para que compareçam à instituição urgentemente para fazerem doações do material biológico.
“Estamos enfrentando um período muito crítico. Caso as doações não se normalizem, há o risco de faltar bolsas de sangue para os pacientes que estão internados nos hospitais em tratamentos diversos”, afirma Mario Sampaio, profissional da captação de doadores do GSH Banco de Sangue.
Mario Sampaio explica que são necessárias aproximadamente 100 doações por dia em cada uma das 3 unidades da rede para que os estoques de sangue atinjam um padrão de normalidade. Sampaio destaca que, no momento, o GHS tem recebido somente entre 20 e 30 doações diárias, o que acende o alerta para o não atendimento de uma demanda de emergência, por exemplo. Além disso, o banco de sangue necessita de todos os tipos sanguíneos em quantidade razoável.
Nesta época do ano, a demanda por hemocomponentes aumenta de forma considerável, por conta dos acidentes de trânsito ocasionados pelo tráfego intenso nas estradas e rodovias, ou até mesmo dentro da própria cidade do Rio. Vale lembrar que os períodos pré-Carnaval e do Carnaval são críticos quanto à ocorrência de acidentes.
As unidades do GSH Serum funcionam todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, das 7h às 18h. O banco de sangue disponibiliza transporte para grupos de doadores. O transporte pode ser solicitado pelos contatos: Centro – (21) 3233-5950; Barra – (21) 3030-6761 / 6762.
Abaixo estão os pré-requisitos para doação de sangue:
- – Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- – Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- – Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- – Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- – Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- – Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- – Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- – Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- – Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- – Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- – Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- – Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Doadores hipertensos, em uso de medicamentos ou que passaram por cirurgias devem consultar a equipe do banco de sangue.
Serviço
GSH Banco de Sangue Serum – Centro
Novo endereço: Av. Marechal Floriano, 99
Telefones: (21) 3233-5950 | WhatsApp: (21) 99695-7470
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados
Estacionamento: Poeta Luiz Gama – Av. Passos, 120
Como chegar: Acesso Metrô – Estação Presidente Vargas e Uruguaiana
Acesso VLT: Camerino/Rosas Negras (linha 3)
GSH Banco de Sangue Serum Barra
Endereço: Casa Shopping – bloco P – lado Península – Av. Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca
Telefones: (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados
Estacionamento: gratuito, conveniado no local, durante a doação – Usuários de tags de acesso rápido, devem retirar o ticket na cancela do estacionamento para isenção.
Nova Iguaçu
Endereço: Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu).
Atendimento: Diariamente, das 7h30 às 18h; incluindo finais de semana e feriados
Doo sangue a cada 3 meses e fui tratado que nem lixo no GSH – Casa Shopping. Atendente que me chama pra fazer o cadastro enquanto está no celular resolvendo questões privadas, depois me avisa que eu tenho que pagar R$23,00 de estacionamento para fazer uma doação de 20 minutos e ainda no final me fala que estão sem sanduíche. Me mandam mensagem ou ligam regularmente pedindo doação mas não conseguem me tratar com o mínimo de respeito. Condições estas que podem afastar diversos doadores.