Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, celebra 123ª festa da padroeira dos enfermos

Programação especial foi criada para receber os devotos, com muita fé e boas energias. ‘Convido todos os cariocas a virem a grande gruta de Vila Isabel para um encontro com Deus que seja capaz de trazer paz e alegria às almas mais necessitadas’, convida o pároco Padre Valtemario

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Redes sociais/Reprodução

O Rio de Janeiro será abençoado pelas festividades de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira dos enfermos e doentes, no próximo fim de semana, em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade. A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes criou uma programação especial para os fiéis, com muita fé e boas energias.

De acordo com o Padre Valtemario, pároco da Basílica N.S. de Lourdes, as expectativas para a festa, depois de quase três anos de pandemia, são altas pois as pessoas tendem a recorrer mais aos céus pedindo saúde e proteção. “A pandemia também nos ensinou a ser mais gratos aos profissionais de saúde, incluindo-os ainda em nossas orações. Portanto, por ser Nossa Senhora de Lourdes a Virgem dos enfermos, penso que milhares de pessoas passarão pela Basílica Nossa Senhora de Lourdes pedindo-lhe saúde, paz e proteção”, afirma o Padre.

A celebração na Basílica de Vila Isabel acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, com uma programação das 07h da manhã até às 20h, com missas, bençãos e quaresma. Padre Valtemario ainda diz que o ponto máximo será a Procissão das Velas, que acontece no sábado, às 20h30. “Ao longo dos 2 dias, sábado e domingo 11 e 12, teremos as barraquinhas no pátio da igreja. E uma das mais procuradas é a de pastéis, que neste ano terá novos sabores”.

WhatsApp Image 2023 02 06 at 10.12.52 Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, celebra 123ª festa da padroeira dos enfermos
Foto: Divulgação


Advertisement

As festividades, de acordo com o Padre, são realizadas desde 1900. Em nível paroquial, está é 123ª festa de Nossa Senhora de Lourdes e o Padre Valtemario convida os fiéis a participarem da celebração.

“A mensagem que vem das aparições em Lourdes é sobretudo um apelo dos céus para que as pessoas se reaproximem de Deus sob uma promessa de felicidade que não vem deste mundo, mas de Deus mesmo. A pandemia da COVID-19 colocou o mundo de joelhos e nos ensinou que a fé é o único elemento capaz de nos fazer superar as dificuldades, quando nos vemos impotentes diante de realidades que nos superam. Convido todos os cariocas a virem a grande gruta de Vila Isabel, que é a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, para um encontro com Deus que seja capaz de trazer paz e alegria às almas mais necessitadas”, conclui Valtemario.

História

No dia 11 de fevereiro de 1858, na cidade de Lourdes, na França, a jovem Bernadete Soubirous saiu para buscar lenha na mata que ficava próxima à vila em que morava. Em um determinado momento do caminho, em uma gruta, ela viu, pela primeira vez, uma senhora vestida de branco, com um rosário nas mãos e uma faixa azul em torno da cintura.

As duas começaram a rezar juntas e, após um tempo, a santa desapareceu. Por um período de cinco meses, Nossa Senhora de Lourdes apareceu para a menina, confiando muitos segredos a ela. Bernadete precisou convencer os moradores da cidade de que realmente havia estado com Nossa Senhora. Tanto a população quanto a igreja desconfiavam da menina.

Para que acreditassem, Nossa Senhora, em uma de suas últimas aparições, disse a ela que aparecesse na gruta em um determinado dia e hora e que começasse a cavar o chão com suas próprias mãos. Bernadete obedeceu e, no local onde cavou, começou a brotar água e nunca mais parou.

Era sabido, por todos, que aquele local se tratava de um lugar seco, no qual jamais tivera uma fonte de água. Muitas pessoas foram curadas por meio da fonte.

Pe. Valtemario S. Frazão Jr., colunista do DIÁRIO DO RIO, fala sobre Nossa Senhora de Lourdes.

Serviço:

Local: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 200, Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Data: 11 e 12 de fevereiro

Horário: Das 07h às 20h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, celebra 123ª festa da padroeira dos enfermos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, celebra 123ª festa da padroeira dos enfermos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui