A candidata à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 pelo PT, Benedita da Silva, e sua vice, Enfermeira Rejane (PCdoB), estiveram, hoje, na Cinelândia com candidatas do PT e do PCdoB à Câmara de Vereadores.
Benedita comprometeu-se a priorizar as mulheres, maioria da população, nas políticas municipais, com um olhar especial para as necessidades das moradoras das comunidades e do subúrbio.
“É um absurdo a maioria da população não ter peso no primeiro escalão da prefeitura. Isso começa a mudar com a minha eleição, a da minha vice e dessas mulheres todas para a Câmara”, disse a candidata.
Creches
Benedita quer multiplicar o número de creches públicas nos territórios mais afastados do Centro para aumentar a empregabilidade feminina, como no novo polo de desenvolvimento que ela quer criar ao longo da Avenida Brasil, sua principal proposta para o desenvolvimento econômico da cidade.
Saúde
Na área da saúde, a candidata irá ampliar as clínicas da família e reabrir UPAs. Todas as unidades contarão com atendimento ginecológico e oncológico especializado.
Combate à violência contra a mulher
Outro tema muito sensível à candidata é a questão da violência doméstica contra a mulher. Na pandemia, houve um aumento exponencial de assassinatos e agressões, praticados em sua maioria por maridos e companheiros.
“É uma realidade triste, principalmente nos bairros mais pobres e comunidades. Para enfrentar todas essas formas de violência, precisamos organizar a rede de serviços e proteção nesses locais e recriar a Secretaria Municipal de Política Públicas para as Mulheres”, disse Benedita.
Segundo a candidata, a nova pasta irá implementar as políticas públicas e sociais de forma transversal.
“É preciso que as outras secretarias atuem de forma coordenada e integrada com ela”, completou a candidata.
Plenária
Após a realização do ato na Cinelândia, Benedita participou de uma plenária com as candidatas em auditório alugado pela campanha na sede do Sintsaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Combate às Endemias e Saúde Preventiva no Estado do Rio de Janeiro).
Benedita foi entrevistada pelo DIÁRIO DO RIO onde falou de suas propostas para o Rio de Janeiro caso eleita.