Benny Briolly realiza manifestação em Itaboraí após incitação de ódio do Pastor Felippe Valadão contra religiões de matrizes africanas

Valadão ameaçou acabar com os terreiros de umbanda do município e "converter" os dirigentes dos centros espíritas da região

FOTO: JEFFERSON RIOS

Após o discurso de ódio contra as religiões de matriz africana do pastor Felippe Valadão na noite de quinta-feira (19) causou revolta entre os adeptos das religiões de matriz africana, a vereadora Benny Briolly reuniu neste domingo (22) diversas lideranças das religiões de matriz africana de todo o Estado do Rio de Janeiro e movimentos sociais para manifestação em frente a Praça Marechal Floriano para ato contra a Intolerância religiosa, mesmo local em que o Pastor atacou as religiões de matriz africana.

Valadão ameaçou acabar com os terreiros de umbanda do município e “converter” os dirigentes dos centros espíritas da região. “De ontem para hoje tinha quatro despachos aqui na frente do palco. Avisa aí para esses endemoniados de Itaboraí que o tempo da bagunça espiritual acabou. A igreja está na rua! A igreja está de pé!”, disse.

Benny Briolly é autora de um PL que institui Maria Mulambo como a protetora da cidade de Niterói também já foi amplamente atacada na Câmara Municipal por vereadores bolsonaristas e fundamentalistas religiosos e disse: “Nós de axé não recuaremos. Não tentamos converter ninguém, não temos canal de TV, não pregamos em trens e ônibus e muito menos desrespeitamos qualquer outra fé. As denúncias de intolerância religiosa estão aumentando diariamente e não vai ser um pastor imoral e criminoso que vai fazer o povo de axé recuar. Resistimos a escravidão, resistimos a ditadura e resistiremos ao fascismo bolsonarista que prega a perseguição de nossos terreiros. Eu já coloquei a minha mandata a disposição bem como uma equipe de amigos juristas, incluindo a Comissão de Direitos Humanos da OAB e o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa – CONEPLIR para que atos como esse não fiquem impunes. Não recuaremos até que o pastor e quem mais atacar nossa fé seja punido pela justiça brasileira e a justica de Xangô. Kaô Kabecile”, disse a vereadora trans de Niterói.

Os adeptos das religiões de matriz africana após a manifestação que foi pacífica, fizeram uma sessão pública a céu aborta onde pediam a Justiça de Xangô (orixá da justiça) e a proteção dos Exús (orixá da comunicação). O Babalorixá Anderson de Oxaguian, líder religioso da AUCA (Associação Umbanda e Cultos Afros) disse: “Eu desejo que o pastor aprenda o verdadeiro amor de Jesus Cristo. Desejo que ele aprenda a amar e a respeitar o próximo como Jesus Cristo nos ensinou. Desejo também que ele enfrente a Justiça de Xangô, que ele se entenda com Exú, pois nós de axé, não andamos sozinhos.”

O prefeito da cidade, Marcelo Delaroli (PL), que no dia dos ataques também estava no palco, acompanhado de outras autoridades locais não se pronunciou.

A Presidenta da CONEPLIR, Tânia Amorim, informou com exclusividade que fará denúncia ao Ministério Público e cobrará medidas urgentes. O deputado Átila Nunes (MDB), relator da CPI da Intolerância Religiosa, na ALERJ, vai acionar o Ministério Público para investigar o uso de dinheiro público de Itaboraí para financiar o evento no qual o pastor evangélico Felippe Valadão fez ofensas de caráter racista religioso contra líderes espirituais da região.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

    44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

    45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

    46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

    47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

    48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
    Mateus 5:43-48

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui