Benny Briolly realiza manifestação em Itaboraí após incitação de ódio do Pastor Felippe Valadão contra religiões de matrizes africanas

Valadão ameaçou acabar com os terreiros de umbanda do município e "converter" os dirigentes dos centros espíritas da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
FOTO: JEFFERSON RIOS

Após o discurso de ódio contra as religiões de matriz africana do pastor Felippe Valadão na noite de quinta-feira (19) causou revolta entre os adeptos das religiões de matriz africana, a vereadora Benny Briolly reuniu neste domingo (22) diversas lideranças das religiões de matriz africana de todo o Estado do Rio de Janeiro e movimentos sociais para manifestação em frente a Praça Marechal Floriano para ato contra a Intolerância religiosa, mesmo local em que o Pastor atacou as religiões de matriz africana.

Valadão ameaçou acabar com os terreiros de umbanda do município e “converter” os dirigentes dos centros espíritas da região. “De ontem para hoje tinha quatro despachos aqui na frente do palco. Avisa aí para esses endemoniados de Itaboraí que o tempo da bagunça espiritual acabou. A igreja está na rua! A igreja está de pé!”, disse.

Benny Briolly é autora de um PL que institui Maria Mulambo como a protetora da cidade de Niterói também já foi amplamente atacada na Câmara Municipal por vereadores bolsonaristas e fundamentalistas religiosos e disse: “Nós de axé não recuaremos. Não tentamos converter ninguém, não temos canal de TV, não pregamos em trens e ônibus e muito menos desrespeitamos qualquer outra fé. As denúncias de intolerância religiosa estão aumentando diariamente e não vai ser um pastor imoral e criminoso que vai fazer o povo de axé recuar. Resistimos a escravidão, resistimos a ditadura e resistiremos ao fascismo bolsonarista que prega a perseguição de nossos terreiros. Eu já coloquei a minha mandata a disposição bem como uma equipe de amigos juristas, incluindo a Comissão de Direitos Humanos da OAB e o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa – CONEPLIR para que atos como esse não fiquem impunes. Não recuaremos até que o pastor e quem mais atacar nossa fé seja punido pela justiça brasileira e a justica de Xangô. Kaô Kabecile”, disse a vereadora trans de Niterói.

Os adeptos das religiões de matriz africana após a manifestação que foi pacífica, fizeram uma sessão pública a céu aborta onde pediam a Justiça de Xangô (orixá da justiça) e a proteção dos Exús (orixá da comunicação). O Babalorixá Anderson de Oxaguian, líder religioso da AUCA (Associação Umbanda e Cultos Afros) disse: “Eu desejo que o pastor aprenda o verdadeiro amor de Jesus Cristo. Desejo que ele aprenda a amar e a respeitar o próximo como Jesus Cristo nos ensinou. Desejo também que ele enfrente a Justiça de Xangô, que ele se entenda com Exú, pois nós de axé, não andamos sozinhos.”

Advertisement

O prefeito da cidade, Marcelo Delaroli (PL), que no dia dos ataques também estava no palco, acompanhado de outras autoridades locais não se pronunciou.

A Presidenta da CONEPLIR, Tânia Amorim, informou com exclusividade que fará denúncia ao Ministério Público e cobrará medidas urgentes. O deputado Átila Nunes (MDB), relator da CPI da Intolerância Religiosa, na ALERJ, vai acionar o Ministério Público para investigar o uso de dinheiro público de Itaboraí para financiar o evento no qual o pastor evangélico Felippe Valadão fez ofensas de caráter racista religioso contra líderes espirituais da região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Benny Briolly realiza manifestação em Itaboraí após incitação de ódio do Pastor Felippe Valadão contra religiões de matrizes africanas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

    44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

    45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

    46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

    47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

    48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
    Mateus 5:43-48

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui