Blocos não oficiais no Carnaval do Rio: Prefeitura monta esquema especial de apoio

Apesar da agenda oficial com 482 blocos, desfiles independentes exigem atenção especial para garantir a organização e a segurança.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Garis da Comlurb limpando a Rua Jardim Botânico após passagem do bloco ''Vagalume, o Verde'' - Foto: Divulgação

Enquanto o Rio de Janeiro se prepara para a folia oficial do Carnaval, com 482 blocos cadastrados e uma agenda que se estende por 37 dias, desfiles não oficiais também tomam conta das ruas da cidade. Esses blocos independentes, que surgem em diferentes pontos da cidade, apresentam um desafio para a Prefeitura, que precisa garantir a organização e a segurança, mesmo sem informações prévias sobre os desfiles.

PUBLICIDADE

“É importante destacar que eles (os blocos não oficiais) são muito bem-vindos na cidade. O ideal é que tenhamos informações sobre eles para que possamos oferecer toda a infraestrutura e segurança, assim como é feito para os blocos cadastrados”, ressaltou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Para lidar com esses desfiles inesperados, a Prefeitura do Rio montou um esquema de pronto emprego. Equipes de trânsito e limpeza serão acionadas para realizar interdições e garantir a limpeza das ruas após a passagem dos blocos.

A Prefeitura também está tomando medidas para proteger o patrimônio público durante o Carnaval. Canteiros e monumentos estão sendo cercados com grades para evitar danos. Serão utilizados cerca de 1.880 metros de grades baixas para proteger a vegetação e equipamentos urbanos, e 20 mil metros de grades altas para proteger monumentos no centro da cidade, onde se concentram os blocos de maior porte.

Para os blocos oficiais, a Prefeitura disponibilizará 34 mil cabines de banheiros químicos e pontos de hidratação. A segurança será reforçada com o uso de drones equipados com câmeras, que transmitirão imagens para o Centro de Operações Rio (COR). Mais de 500 operadores analisarão as imagens capturadas pelos drones, e mais de 3.800 câmeras serão utilizadas para monitorar os blocos em toda a cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Blocos não oficiais no Carnaval do Rio: Prefeitura monta esquema especial de apoio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui