Álvaro Tàllarico: FLIM traz Conceicão Evaristo e tem Outubro Rosa em Sulacap; confira as boas do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Outubro Rosa, primavera e mais uma coluna com as boas do Rio. A princípio vou começar dando uma dica para o mês que vem, que está bem próximo: a FLIM – Festa Literária Internacional de Maricá acontece de 1º a 10 de novembro no Parque Nanci. O evento já confirmou grandes nomes da literatura nacional e internacional. Entre os destaques, a escritora e ativista Conceição Evaristo, uma das vozes mais poderosas da literatura brasileira contemporânea. Conceição, conhecida pelo conceito de escrevivência, explora em suas obras temas como racismo, desigualdade social e a vivência das mulheres negras. Seus livros, como Ponciá Vicêncio e Olhos d’Água, são aclamados por sua profundidade e por retratar as cicatrizes históricas da escravidão.

Além disso, Itamar Vieira Junior, Jose Eduardo Agualusa e o escritor angolano Ondjaki, referência da literatura africana. Com obras premiadas como Os Transparentes, que venceu o Prêmio José Saramago, Ondjaki transita por diferentes gêneros literários e também atua como cineasta. Sua escrita, marcada pelo humor e pela nostalgia, aborda a realidade de Angola e encantou leitores de todo o mundo.

Léa Garcia e Superman

A Mostra Léa Garcia acontece até 4 de novembro no Cinema I, térreo, celebrando os 90 anos da consagrada atriz brasileira. Com uma retrospectiva inédita, o evento apresenta 16 filmes, sendo 15 longas e 1 curta-metragem, todos protagonizados por Léa Garcia, que ao longo de sua carreira se destacou como uma das principais atrizes negras do Brasil. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura. O evento ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Pude ver antecipadamente Super/Man: A História de Christopher Reeve e devo dizer que é um documentário emocionante que revela a trajetória de ascensão, tragédia e superação de Christopher Reeve. Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, e com uma edição eficiente de Otto Burnham, o filme oferece um olhar íntimo sobre o ator que eternizou o Superman e, após um acidente de equitação em 1995, luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A produção mostra o lado humano de Reeve, destacando sua . O uso criativo da simbologia da kryptonita na obra impressiona. A estreia em alguns cinemas brasileiros acontece nesta quinta, 17 de outubro e, em seguida, o filme vai para a HBO Max.

“Um Dia com Jerusa”. Foto: Divulgação
Léa Garcia em “Um Dia com Jerusa” (Foto: Divulgação)

Outubro Rosa no Parque Shopping Sulacap

Entre as boas do Rio, o Atelier 612 realiza no Parque Shopping Sulacap uma programação especial para o Outubro Rosa, destacando a exposição “Ser Mulher: Um Percurso de Papéis”, de Carla Carvalhosa, que reflete os diferentes papéis femininos usando materiais reciclados. Além disso, o evento traz a mostra coletiva “Explosão de Cores”, com obras de diversos artistas do atelier. Entre as atividades oferecidas estão aulas demonstrativas de artesanato, oficinas criativas, aulas de ioga, dança de salão e massoterapia. A programação acontece até 9 de novembro, de terça a sábado, das 14h às 21h, no Parque Shopping Sulacap, Rio de Janeiro.

Cultura na Faixa em Itaguaí

O projeto Cultura na Faixa, que será inaugurado no dia 19 de outubro na comunidade do Weda, em Itaguaí, busca transformar a realidade local por meio da cultura e da inclusão social. Mantido pela ONG Se Essa Rua Fosse Minha, com apoio da Transpetro, o projeto oferece oficinas de futebol, trança afro, circo social e música, focando em crianças, jovens e na valorização da ancestralidade afrodescendente. Além de capacitar os moradores, o Cultura na Faixa promove cidadania e novas oportunidades de emprego, contribuindo para mudar a narrativa sobre a periferia e fortalecer a comunidade.

Disputa na Porto da Pedra

A Porto da Pedra apresenta neste domingo, 20 de outubro, a partir das 16h, os sambas concorrentes que disputarão a preferência da comunidade e da diretoria para representar o enredo “A Borracha que o Tempo Não Apagou” no desfile da Série Ouro do carnaval carioca. Três parcerias se apresentarão no palco, em uma competição acirrada, com entrada gratuita até as 18h. A grande final para a escolha do samba-enredo acontecerá no dia 26 de outubro. A quadra da escola fica na Travessa João Silva, nº 84, Porto da Pedra, São Gonçalo. As composições já estão disponíveis no canal oficial da escola no YouTube.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Álvaro Tàllarico: FLIM traz Conceicão Evaristo e tem Outubro Rosa em Sulacap; confira as boas do Rio
lapa dos mercadores 2024 Álvaro Tàllarico: FLIM traz Conceicão Evaristo e tem Outubro Rosa em Sulacap; confira as boas do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui