Completando 110 anos de existência em outubro, o Bonsucesso Futebol Clube, tradicional agremiação esportiva da Zona Norte carioca, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se de um projeto de lei protocolado pelo deputado Andrezinho Ceciliano (PT) na Alerj que será votado em breve pelos demais parlamentares da Casa.
Situado no número 54 da Avenida Teixeira de Castro, no bairro homônimo, o Bonsucesso FC é conhecido por ser a casa do lendário Leônidas da Silva, um dos maiores jogadores de todos os tempos do futebol brasileiro, conhecido principalmente por ser o autor do primeiro gol de bicicleta registrado na história.
O feito marcante aconteceu no dia 24 de abril de 1932, numa partida do Bonsucesso contra o Carioca, quando Leônidas tinha apenas 19 anos de idade – ele faleceu em janeiro de 2004, aos 90.
Vale destacar que a identificação do “Diamante Negro”, apelido do craque, com o Bonsuça era tanta que o estádio do clube se chama Leônidas da Silva.
“Em 1919, o Bonsucesso foi campeão carioca da Liga Suburbana de Futebol. É o maior título de primeira divisão do clube em gramados cariocas”, ressaltou Andrezinho Ceciliano.
O deputado também citou a importância do clube no que diz respeito a fatores culturais para a região onde está localizado.
“O Bonsucesso é reconhecido também pela importância cultural na região. Seus eventos culturais e artísticos são contados por gerações que usufruíram de suas dependências e seu salão nobre”, concluiu.