Um evento incrível com boa comida, boa bebida e muita conversa boa. Assim foi a sexta edição do Vinho na Vila no Rio de Janeiro, criado por Larissa Fin. O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de julho e de acordo com Inez Lomba, organizadora do evento, reuniu 4476 pessoas no Clube de Regatas do Flamengo, na lagoa, que puderam desfrutar de mais de 200 rótulos brasileiros e participar de workshops magníficos, com uma vista singular do Cristo e da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Todos os convidados receberam junto ao ingresso, uma taça de cristal, uma ecobag personalizada do evento e a entrada para poder degustar todos os rótulos do evento.
Eu pude estar no evento e poder conhecer diversos rótulos de diversas uvas diferentes para poder criar harmonizações. Como Cigar Sommelier, sempre estou em busca de aprendizado de bebida e harmonizações para cada vez mais melhorar meu repertorio de prazer e minha gama de combinações.
Quando o assunto é valorizar o vinho nacional, o Vinho na Vila faz isso perfeitamente bem, reunindo vinicultores de todas as regiões do país com o objetivo de desmitificar as inverdades sobre vinhos brasileiros e trazer muitas informações novas até então desconhecidas pelo público. Um evento anual que roda as principais capitais do Brasil e ajuda cada vez mais ao consumidor brasileiro entender o novo cenário de vinhos em que nos encontramos. Uma viagem ao Brasil sem sair do lugar.
A música foi incrivelmente maestrada por Claudia Ramos e Victor Ribeiro, com músicas de bossa nova e jazz, abrilhantando ainda mais o evento.
“Os sotaques do Brasil” foi o workshop ministrado por Sílvia Mascella Rosa, sommelier e curadora do evento, contando a história do vinho no brasil desde a época dos portugueses, franceses e italianos até os dias de hoje. E criando uma experiencia singular 3 em 1, três vinhos harmonizados com um prato.
A chef Conceição Neroni, do renomado Margutta Ipanema e Barra foi a responsável pela preparação do prato de polenta mole com cogumelos salteados e verduras na frente de todos os convidados.
Além de tudo isso, o evento também contou com uma área de SPA, com massagens nas mãos e não pés, para que os convidados pudessem relaxar entre as degustações em meio a vista maravilhosa da Lagoa e do Cristo Redentor.
O Vinho na Vila também abrilhantou o evento com a presença da única produtora de vinho carioca, a vinícola Inconfidência, localizada em paraíba do sul na serra carioca. Mostrando que o Rio de Janeiro não está muito atrás de outros estados quando o assunto é vinho e que o vinho carioca também tem seu espaço no mercado.
Lista de vinícolas participantes:
- Franco italiano
- Santa augusta
- Vivant
- Beba ocea Drinks
- Família Salton
- Audace
- Cantina tonet serra gaúcha
- Valdemiz Família Brito
- Guatambu
- Miolo
- Dom Candido
- Vinícola Fin
- Casa vitis
- Avoccato
- Tenuta foppa & ambrosi
- Inconfidência
- Cave antiga
Site Oficial: http://vinhonavila.com.br/
O seu ingresso inclui uma taça exclusiva de cristal, ecobag, degustação e preços especiais para comprar os vinhos que você gostar.
Escolha o melhor horário dentro da sua programação
Local: Parque Burle Marx – Av dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade
Ingressos: http://vinhonavila.com.br/
Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.