Busto de bronze de Sarah Kubitschek é furtado em Copacabana

Ladrões deixaram no local apenas parte da obra, em homenagem a ex-primeira dama do Brasil, que não possui valor comercial no mercado clandestino de metais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
FOTO: Cyro Neves/ Super Rádio Tupi

O número de esculturas vandalizadas e furtadas na cidade do Rio de Janeiro cresce a cada dia. E mais uma peça, histórica, entrou para essa lista. Desta vez, quem sofreu foi o busto de bronze em homenagem a ex-primeira dama do Brasil, Sarah Kubitschek, esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi furtado por vândalos no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, (24/03).

Sobrou, no local, apenas a estrutura base da estátua, em formato de ondas do mar, e que é feita em resimármore — uma mistura de resina e pó de mármore, sem valor comercial no mercado clandestino de metais.

Ainda não se sabe quem é o ladrão, ou, ladrões. Mas, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) informou, em nota, estar ciente do furto e que entrará em contato com a autora da obra para “avaliar as condições para a reprodução da peça”.

screenshot 11 Busto de bronze de Sarah Kubitschek é furtado em Copacabana
Foto: Redes sociais


O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, lamentou o ocorrido e disse que sua gestão está trabalhando, diariamente, para recuperar e conservar as áreas públicas. Valle ainda relembrou um caso que o DIÁRIO noticiou recentemente, sobre a possível retirada do muro que cerca a praça a mais de 25 anos. “Vamos discutir alternativas que colaborem com a segurança”, afirmou Flávio Valle.

Advertisement

Leia também

Taxas de condomínio disparam no Rio; confira os bairros com os valores mais altos

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

A AMACOPA, associação de moradores do bairro, alega, ao DIÁRIO DO RIO, que o furto não é uma surpresa, já que a praça está abandona pelo poder público e os muros, no entorno do local, encobrem e fortalecem esse tipo de crime e vandalismo.

Praça Sarah Kubitschek

No começo de março, o DIÁRIO DO RIO divulgou que moradores do bairro de Copacabana estão se mobilizando em prol da retirada dos Muros da Praça Sarah Kubitschek. Os moradores afirmam que a retirada do muro é necessária e urgente, pois eles fazem do entorno da Praça um local de moradia de mendigos, delinquentes e consumidores de drogas, que causam transtornos aos quem vivem na região.

A AMACOPA reforça que as praças devem ser gradeadas, mas não cercadas por muros: “grades deixam ter visibilidade. Muro esconde e isola. Praça com muro não existe“.

Confira a reportagem completa: https://diariodorio.com/moradores-exigem-a-derrubada-dos-muros-da-praca-sarah-kubitschek-em-copacabana/

praca Busto de bronze de Sarah Kubitschek é furtado em Copacabana
Foto: Reprodução/Google Street View
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Busto de bronze de Sarah Kubitschek é furtado em Copacabana

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. REalmente roubar uma peça dessas e ainda sem valor comercial, é o absurdo, pleno bairro de Copacabana, só mostra a falta de policiais nas ruas, como alguém consegue carregar uma peça dessas sem ser visto, cheio de camaras pela cidade mas na praça nenhuma? agora é correr atrás do preju, recursos perdidos e os ladroes vandalizando a cidade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui