Cadê a Guarda Municipal?

A Guarda Municipal, que deveria cumprir um papel de presença nas ruas do Rio, continua sendo uma avis rara, mais fácil encontrar alguém indo esquiar na neve no Corcovado que um guarda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Robert Gomes

O DIÁRIO DO RIO fez uma grande defesa da mudança de escala da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. No editorial “Guardas Municipais são pagos para descansar. E quem faz o trabalho deles?“, comentava-se sobre a proposta que mudava as 12×60 (praticamente 5 dias descansando para cada dia trabalhando), lei de Marcelo Crivella, para o anterior de 12×36 (doze horas de trabalho para 36 de descanso). A proposta foi aprovada em 6 de junho de 2023, com 34 votos favoráveis e 13 votos contrários na Câmara de Vereadores do Rio.

Mas, passado quase um ano da mudança de escala, que prometia triplicar o número de Guardas na rua, continuamos com os mesmos problemas. A Secretaria de Ordem Pública poderia até mudar de nome para Desordem Urbana, pois o carioca continua tendo que se desviar de camelôs espalhados pelas ruas da cidade. Na Freguesia, chega ao ponto de não haver por onde caminhar, é difícil entender como estes ambulantes conseguem vender algo.

Houve algumas ações: o prefeito Eduardo Paes descobriu a Feira do Acari, por exemplo, apesar de esta ter sido o primeiro funk nacional de sucesso nos anos 90. Depois, desfez o Mercado Andino da Rua Uruguaiana, ou quase, ainda permanecem camelôs na rua, mas agora legalizados, menos mal.

Advertisement

Só que a Guarda Municipal, que deveria cumprir um papel de presença nas ruas do Rio, continua sendo uma avis rara, mais fácil encontrar alguém indo esquiar na neve no Corcovado que um guarda. Ou seja, a promessa de triplicar a GMRJ não se cumpriu! E ainda se discute armá-los, quando o debate deveria ser acabar com o excesso de indicados em cargos com funções estranhas aos seus objetivos.

Quem sabe uma promessa a ser feita nesta campanha pudesse ser abrir concurso para a Guarda? Eduardo Paes tinha prometido aumentar em 10 mil homens na eleição de 2020. A corporação teve seu último concurso em 2012, com apenas 500 chamados, apesar dos 2000 aprovados.

A Segurança Pública é um debate destas eleições, um dos temas que mais preocupam os cariocas. Paes pode até tentar jogar o problema todo no colo dos governos estadual e federal, mas a Prefeitura tem sua responsabilidade. Em muitas regiões, o problema não é o roubo com armas de fogo, mas sim o pivete que pega um celular e sai correndo, como acontece na Presidente Vargas, em frente à Rodoviária. Dois guardas lá já ajudariam a aumentar a sensação de segurança da região, assim como em muitas outras ruas do Rio.

Mais Guardas Municipais melhorariam muito a imagem da cidade para o Turismo, muito mais do que ilhas flutuantes no Porto… talvez até mais barato.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cadê a Guarda Municipal?
Advertisement

18 COMENTÁRIOS

  1. O Prefeito Eduardo Paes mentiu pra população com a ajuda da maioria da imprensa ao afirmar que a escala 12 x 60 era a escala de todo o efetivo da Guarda Municipal, apenas um pequeno percentual de toda a GM Rio trabalhava nessa escala, a grande maioria trabalhava na 24 x 72 que a escala da maioria dos órgãos de segurança pública, a responsabilidade pelo fracasso de ter o maior número de GMs nas ruas, se deve exclusivamente a mudança da escala para 12 x 36.

  2. A guarda municipal só multa quem não obedece o CTB! Código de trânsito brasileiro! Estaciona e para errado, e não quer ser multado, ou seja a GCM tem que prevaricar p agradar o motorista infrator respeita o CTB q com certeza não vai ser multado! Ainda diz q a GCM não faz nada, vai entender!

  3. https://diariodorio.com. Você deveria saber dar a resposta. Pois, foi um dos maiores incentivadores e críticos a escala da instituição. Agora pergunte aos “gestores” . Esse canal deveria questionar o não cumprimento das leis vigentes em relação a GMRIO ao atual prefeito e seus cabides. Seja imparcial e coerente.

  4. A instituição GMRIO é a pior do RJ, talvez até do Brasil. Não tem PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, UM TICKET DE 360 REAIS há mais de 10 anos, não têm UNIFORMES, BASES INSALUBRES, ÁGUA CONTAMINADA, FOCO DE RATAZANAS, BARATAS, ARANHAS, INSETOS, NÃO TEM AONDE DESCANSAR, BANHEIROS PRECÁRIOS, O CHÃO DAS BASES AFUNDAM, ACIDENTES DE TRABALHO, NÃO TEM MATERIAL ADEQUADO, NÃO TÊM APOSENTADORIA ESPECIAL, OU SEJA, NÃO TÊM NADA. SOMENTE COBRANÇAS SEM FUNDAMENTOS. **COBRA DO PREFEITO DO RJ, O HERÓI DO CARNAVAL, DO HEDONISMO, QUE VEM EXPLORAR O BRASIL E DEPOIS SE MANDA PRO EXTERIOR. SE O GUARDA VAi NO AMBULANTE, COBRA O SEU PREFEITO QUE DÁ AS ORDENS, O GUARDA É SO UMA MARIONETE NO MEIO DO CAOS DESSE SISTEMA MEDÍOCRE. JOGAM A GUARDA CONTRA A POPULAÇÃO PRA QQ PROJETO E MUDANÇAS ABSURDAS SEJAM APROVADAS.
    ** SE SER GUARDA É TAO BOM ASSIM, PQ VCS QUE CONTESTAM NAO VAO FAZER CONCURSO PRA GMRIO? EM VEZ DE CONTESTAR ENTRAM E FAZEM A DIFERENÇA. ALIÁS VCS NAO DIZEM QUE SÃO PAGOS PRA DESCANSAREM. NINGUÉM CONTESTA O EFETIVO E AS ESCALAS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES. PQ SERÁ? LIGAM PRO 1746 E SOBRE AMBULANTE COBRAM DO CCU. E QUEM MULTA É A JARI, O GUARDA COITADO SÓ NOTIFICA AS MERDAS FEITAS NAS RUAS DO RJ, NINGUÉM USA SETA, CELULAR VIROU ALGO NORMAL, ENQUANTO DIRIGEM E POR AI VAI. MILHÕES PRA ARTISTAS, MADONNA, ESCOLAS DE SAMBA.

    MAS O CULPADO É O GUARDA QUE PASSA FOME E RECEBE ORDENS ABSURDAS.

    ESTUDEM!

  5. Todo mundo se preocupando com a escala do guarda, mas não sabem o que acontece aqui dentro de fato. Falar de fora é mole, vem pra cá pra ver as covardias que fazem com o guarda, assédio moral, sem tempo de almoçar ou jantar, missões trepadas em cima da outra, sem condições de trabalho, sem férias, ticket sem aumento há dez anos, salários congelados, promoções congeladas, sem plano de carreira, sem aposentadoria. Quase toda semana morre um guarda, pois a instituição está doente e os gestores só querem cumprir ordens absurdas do Secretário e Prefeito pra manter suas condições. Então, meu amigo, antes de falar do guarda, procure saber antes de falar. A instituição está definhando, o efetivo é de pessoas com uma média de 45 anos pra cima. É um absurdo ver idosos tendo que ficar no Sol em pé o dia inteiro, todos os dias porque tem que fazer um extra porque seu salário não lhe dá dignidade. Concurso novo não abre e ainda querem falar de efetivo e pedir presença da Guarda? Vocês vão é terminar de matar o guarda que já está super sobrecarregado pra cumprir um monte de missões sem ter efetivo.

  6. Pela primeira vez vejo uma crítica que não seja destrambelhada do Quintino.

    De fato, após a mudança na escala da GM em nada melhorou a ordem urbana na cidade. Paradoxalmente, parece que a nova escala que coloca o GM para trabalhar mais…Menos os vemos nas ruas.

    Em alguns bairros são inexistentes.

    Armar GM nem deveria ser pauta. Incabivel pela função e propósito.

    Sim, a GM deveria integrar um plano conjunto unificado de segurança e o Prefeito deveria se envolver mais nisso.

    Na prática, a cidade continua uma desordem, a GM segue inexistente, a PM permitindo todo tipo de crime e o cidadão de bem lacrando.

  7. PARE DE PERSEGUIR A GM RIO DE JANEIRO

    Jornaleco de extrema-direita, bolsonarista, que tem por esporte atacar a classe trabalhadora, pública ou privada, e bajular imensuravelmente a aristocracia balneária e a elite do atraso.
    Camelô deveria ser ambulante, ou seja, vender seus produtos circulando pelos bairros.
    Fixos, em barracas, só os microcomerciantes, que deveriam ser instalados regularizadamente em Mercados Populares.
    Não é função da Guarda Municipal reprimir trabalhadores, como querem as mídias burguesas reacionárias, mas zelar pelo patrimônio público, patrulhar as praças públicas, parques e jardins, promover a disciplina no trânsito de veículos e orientar a organização dos espaços públicos das cidades.
    Ampliar a missão das Guardas Municipais para a segurança pública municipal só quando estiver devidamente em lei, e as guardas forem transformadas em Polícias Civis Municipais.
    As perguntas que se faz é:
    1) A GMRio tem efetivo suficiente e qualificado para essa função social?
    2) A sociedade brasileira de fato quer um sistema de segurança pública universal e republicano, onde as cidades implantarão legalmente suas respectivas Polícias Civis Municipais?
    Até lá, que se qualifique e se desenvolva os efetivos e os processos de trabalho das GMs que temos nas cidades do Brasil.

    • A GM só protege prédios comerciais privados.

      Quando não estão reprimindo a “camelotagem” ou tirando mendigos de frente de prédios comercias da Rio Branco, estão fazendo serviço de segurança privada para empresas.

  8. A falácia de que tem 7500 tem que acabar a Câmara de vereadores deveria fazer um auditoria externa e saber o real efetivo 7500 nunca teve nem contando com que já morreu ou se aposentou esse efetivo nunca houve.

  9. A despesas da guarda municipal do Rio e uma despesas. Pretoriana a guarda municipal do Rio sempre foi utilizada especificamente para perseguir de forma violenta os ambulantes e camelos como se eles fossem animais humanos a guarda municipal não tem nenhuma atividade no ramo da melhoria do trânsito não faz nada no segurança pública até porque tem medo do risco de enfrentar criminosos. Enfrentar. Ambulantes e mais seguro e menos arriscado pa guarda municipal está questão de somente ser utilizada de forma pretoriana contra os ambulantes e uma preferência do prefeito desde o outro mandato

  10. A mudança da carga horária , só causou desgaste e bagunça na escala da guarda, em uma escala de 24 ,aonde funcionava. No mínimo 3 turmas , agora são 6 ,as diurnas e noturnas e não existe um número para tantas turmas.

  11. Para o guarda municipal fazer segurança pública, precisa estar armado,como se faz segurança sem arma??? Isso aqui é RJ,um pivete na Presidente Vargas vai assaltar com faca ou arma de fogo ou até mesmo na mão, como o guarda vai adivinhar se pode ou não agir??? Outra situação, o dever do GM não é fiscalizar camelô, pois isso é função dos fiscais de posturas da prefeitura, essa aberração só acontece no RJ,tendo em vista,que isso é desvio de função, guarda é segurança pública, é obrigação da prefeitura ajudar na segurança da população, usando a sua guarda municipal, esse prefeitura não se importa com a segurança do cidadão carioca,pois ele anda com uma escolta armada gigantesca,segurança só pra ele, para os trabalhadores que votaram nele,ele não se importa. Tome vergonha na cara prefeito Eduardo Paes,assuma o seu papel na segurança pública, a guarda precisa ser armada pra proteger o povo do Rio de Janeiro, isso é dever da Prefeitura.

  12. Eu sei muito bem aonde encontrar guarda municipal, pois em 3 anos desempregado, com 53 anos de idade que pro mercado de trabalho sou um idoso incapaz, mas pra me aposentar sou um jovem cheio de vida, divorciado criando e custeando minha filha sozinho há 12 anos, estou me virando como motorista de app 99 há mais de 2 anos para levar o sustento pra casa, dos quais LEVEI DUAS MULTAS DE TRÂNSITO NA RODOVIÁRIA NOVO RIO, VAI LÁ QUE VOCÊS VÃO ENCONTRAR GUARDAS MUNICIPAIS DISTRIBUINDO MULTAS 24H POR DIA 07 DIAS POR SEMANA!!!

  13. Materia barata , sem conhecimento nenhum em segurança pública, muito menos em guarda municipal, se liga blogueiro, é só vc estudar um pouco mais de leis e entender o verdadeiro papel, função das guardas municipais de todo o Brasil, e irá te ajudar a realmente fazer uma matéria verdadeira , estude blogueiro!
    Veja a realidade de nossas guardas vizinhas , e realmente o papel que elas executam

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui