Câmara aprova o “Quadrilátero Cultural da Cinelândia”, projeto voltado para o desenvolvimento do Centro do Rio

Theatro Municipal, Cine Odeon e Palácio Pedro Ernesto serão integrados entre si para o promoção artística e cultural da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Biblioteca Nacional no Centro do Rio | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (3), o PL 1911/2023, que cria o “Quadrilátero Cultural da Cinelândia”. Através da medida, os prédios históricos como Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal, Cine Odeon, e o quase centenário Palácio Pedro Ernesto, que completa 100 anos em julho serão integrados em ações promocionais artísticas, culturais e turísticas. A inciativa se soma aos esforças de organizações, como a Aliança Centro Rio, voltadas para a revitalização da região da cidade. Caberá ao prefeito Eduardo Paes (PSD) a sanção ou veto do PL.

O presidente da Casa e Carlo Caiado (PSD), destacou que um dos objetivos do Quadrilátero é potencializar vocações existentes na região. “Com isso queremos incentivar a visitação e manifestações artísticas de rua, bem como a publicidade, patrocínios, convênios e editais de fomento para que manifestações artísticas e culturais possam ocorrer na Praça Floriano”, explicou o vereador.

De acordo com a normativa, instituições e equipamentos localizados  no “Quadrilátero Cultural da Cinelândia” poderão usar a marca como referência e base para a elaboração de uma sinalização que esclareça o papel do espaço como Área de Especial Interesse Cultural (AEIC).

Ao sair do papel, o “Quadrilátero Cultural da Cinelândia” será incluído no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município do Rio de Janeiro. Pelo novo regramento, o município poderá firmar parcerias com o setor privado, bem como outras esferas da administração pública, para permitir o desenvolvimento da região.

Advertisement

Também trabalharam na elaboração do progrmama: Tânia Bastos (Rep), Marcos Braz (PL), Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), Willian Coelho (DC), Dr. Gilberto (SD), Wellington Dias (PDT), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Prof. Célio Lupparelli (PSD), Marcio Santos (PTB), Alexandre Beça (PSD), Marcelo Arar (PTB), Felipe Michel (PP), Marcelo Diniz (SD), Zico (Rep), Celso Costa (Rep), Dr. Rogerio Amorim (PTB), Eliseu Kessler (PSD), Luciano Medeiros (PSD), Teresa Bergher (Cidadania), Edson Santos (PT), Vitor Hugo (MDB), Jorge Felippe (União Brasil) e Mesa Diretora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara aprova o “Quadrilátero Cultural da Cinelândia”, projeto voltado para o desenvolvimento do Centro do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Câmara aprova o “Quadrilátero Cultural da Cinelândia”, projeto voltado para o desenvolvimento do Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui