Câmara dos Deputados aprova requerimento para votação do P-Lei que facilita revitalização de Centros Históricos

O projeto de Lei é de autoria do senador Carlos Portinho (PL); a proposta tem o objetivo de incentivar a transformação urbana pós pandemia dos centros das capitais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Na última quinta-feira, (26/05), a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência (REQ 384/2022), do senador Carlos Portinho (PL-RJ), para pautar a votação do projeto de lei nº 4000/2021 que reduz o quórum obrigatório de unanimidade para 2/3 para mudar a destinação dos condomínios. Hoje, 100% dos condôminos têm que concordar com a transformação de uso (por exemplo, de comercial para residencial) dos edifícios.

Em 2021, o senador apresentou o Projeto de lei, para atualizar o código civil a fim de definir o quórum qualificado dos condôminos para a mudança de uso dos edifícios. O Código Civil em vigor confere hoje praticamente o “direito de veto” a qualquer condômino que se oponha à transformação de uso. Especialistas consideram isso uma loucura. Por exemplo, um edifício comercial que tenha 50 unidades e apenas um proprietário se opõe a alteração do uso para residencial, isso impede a transformação.

O parlamentar justifica que, principalmente, nas capitais de estados como RJ, SP, MG, RS e BA,  há políticas públicas em curso objetivando a transformação do uso dos prédios de seus Centros Históricos de comerciais para habitacionais e que o PL apresentado traz mais uma ferramenta para incentivar a necessária transformação urbana dos grandes centros, especialmente em casos como Salvador e Rio, berços da civilização brasileira.

Na proposta, Portinho cita os projetos “Reviver Centro”, no Rio, e “Requalifica Centro”, em São Paulo. Nas duas cidades, o objetivo destes projetos é dar incentivos para qualificar o setor imobiliário de acordo com as novas demandas, podendo haver alterações em prédios já existentes – os chamados retrofits, para adequa-los à realidade atual e incentivar a transformações de prédios comerciais e hotéis eventualmente obsoletos em imóveis residenciais. O projeto, portanto, incentiva a transformação urbana pós pandemia dos centros das capitais, aumentando possibilidade de geração de mais habitações.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara dos Deputados aprova requerimento para votação do P-Lei que facilita revitalização de Centros Históricos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui