Ainda não acabaram as eleições 2010 mas acho que já podemos fazer prognósticos sobre as eleições 2012 em nossa cidade. Provavelmente vou errar 90% mas, oras, nem os partidos ainda começaram a discutir quem serão seus candidatos a prefeito em 2012 mas não custa fazer o exercício. E, é bom ressaltar, quem ganhar em 2012 será prefeito durante a Copa e durante as Olimpíadas.
Vamos aqui aos meus chutes e quais são os seus?
PMDB – é o partido de Eduardo Paes, o atual prefeito do Rio é o candidato natural para 2012, afinal, a não ser que cometa algum deslize muito grave, não tem como vir para a reeleição. A maior discussão é sobre seu vice, já que Paes pode sair candidato a governador em 2014 e tendo de deixar sua cadeira vazia.
PT – o partido de Lula e Dilma pode tentar a sorte com Lindberg Farias – o recém-eleito senador pelo Rio de Janeiro é ambicioso, tanto que seu real desejo era vir candidato a governador mas devido a pressão de Cabral sobre o PT acabou candidato a senador. Talvez tente a prefeitura do Rio apenas para fazer nome para a eleição de 2014. Mas duvido que o carioca vote nele.
Ainda tem Alessandro Molon – foi o deputado federal mais votado do partido. Candidato a prefeito em 2008 terminou em 5o lugar mas não contou com o apoio de seu partido. Talvez em 2012 possa tentar uma candidatura mais forte.
Por fora tem Benedita, Bittar… ou o apoio a reeleição de Paes, especialmente se perder o 2o turno presidencial para Serra.
PV – de acordo com Cesar Maia, em seu twitter, alguns setores do Partido Verde começam a ventilar o nome da acreana Marina Silva para vir candidata à prefeitura do Rio. Ela teve 31.91% dos votos úteis para presidente na capital, um feito e tanto. Resta saber se ela aceitaria.
Há o ex-deputado Fernando Gabeira que não foi eleito em 2008 por muito e não teria muito a perder em 2012, a não ser que queira vir vereador para puxar uma forte bancada para os Verdes e parar de reclamar que está desempregado.
Já Sirkis é um mala mas está com mandato de deputado federal. Pode tentar uma candidatura sem chances mas para ter o nome lembrado em sua campanha de 2014.
DEM – o partido do ex-prefeito Cesar Maia deve ter candidato em 2012 mesmo com os revés das últimas eleições. E é claro que o nome de Maia vai surgir em qualquer lista e seria o nome natural dos Democratas.
Outros nomes que surgem é de Indio da Costa mas apenas caso Serra seja derrotado para presidente. E ainda Rodrigo Maia, tendo um mandato como deputado federal, e figura importante de seu partido, poderia tentar uma eleição para o Executivo pela 1a vez.
PR – não duvido que Clarissa Garotinho tente a prefeitura do Rio mesmo com uma chance limitada de vitória. Atrapalhar a vida de Cabral e cia é uma tarefa a qual seu pai, Anthony Garotinho, deve dedicar os próximos anos e usar sua filha em 2012 pode ser importante.
PRB – deve voltar Marcelo Crivella que, como disseram em sua campanha para o Senado, quer ser tudo menos Senador.
PDT- o Wagner Montes, como deputado estadual mais votado da capital, foram 9,2% dos votos, quase 300 mil cariocas o escolheram, o que o dá um mega potencial para almejar vôos maiores. Mas, novamente, deve ser bloqueado por seu partido que decidiu ser figurante no estado.
PSol – Marcelo Freixo e Chico Alencar ficaram cada um em 2o lugar entre os mais votados de nossa cidade. Apesar de achar muito difícil a vitória de um dos dois os socialistas gostam de marcar presença e eles podem tirar preciosos votos de um PT que se desgasta a cada ano.
PCdoB – pode tentar novamente com Jandira Feghali, apesar dela já ter mostrado que não nasceu para as eleições proporcionais. Mas é sempre bom manter o nome da mídia para a eleição seguinte.
PSDB – os tucanos provavelmente fecharão outra aliança com o DEM ou com o PV mesmo em caso de vitória de Serra. Mas caso prefira lançar seu próprio candidato o partido não chega a ter muitos nomes, talvez apenas Otávio Leite e Luiz Paulo, e talvez Lucinha. Mas não acho que sejam fortes o suficiente para ir contra Eduardo Paes.
Os outros partidos? A maioria deve fechar alianças.
Foto: Prefeitura da Cidade Maravilhosa por Wilson Moura