O Carnaval 2023 promete ser um dos melhores da história do Rio de Janeiro. A Riotur informa que mais de 600 blocos já estão inscritos para desfilarem e são esperadas cerca de 5 milhões de pessoas nas ruas da cidade maravilhosa. Para facilitar a festa e fomentar o turismo, a Prefeitura do Rio garante que todos os blocos cadastrados estarão livres dos custos com a infraestrutura. Essa é uma garantia do contrato firmado entre a Riotur, empresa pública do município, e a Dream Factory, responsável por produzir o carnaval de rua.
O acordo garante que as agremiações não vão precisar pagar por grades de proteção, banheiros químicos e equipes de saúde, com ambulâncias, postos médicos e profissionais da área.
A Dream Factory afirma que ficará “responsável pela operacionalização, produção, confecção, instalação, montagem, locação de materiais e equipamentos, manutenção e remoção de toda a infraestrutura necessária para a realização da festa”.
Ambulâncias, banheiros e outros
A Riotur também informa que, a partir do dia 20 de janeiro, data do início oficial dos desfiles, a Prefeitura do Rio vai disponibilizar 220 ambulâncias e oito postos médicos que serão operados pela Secretaria Municipal de Saúde. A estrutura de saúde ficará espalhada pela cidade, priorizando as regiões que mais vão receber blocos.
O objetivo é não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade.
Além disso, 34 mil banheiros químicos estarão disponíveis e posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência.
O número de operadores de trânsito também será mais que o dobro do último carnaval de rua na cidade. Se em 2020, foram 1,5 mil agentes, esse ano 3,250 mil operadores vão para as ruas durante o carnaval.
Para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar mil contentores de 240 litros cada.
bom ver meu imposto ser bem utilizado…