A Portela conquistou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial do Carnaval 2024 no Rio de Janeiro. O prêmio, de caráter extraoficial, é uma realização dos jornais ”O Globo” e ”Extra”.
Encantando a Marquês de Sapucaí com o enredo ”Um Defeito de Cor”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonçalves, inspirado no famoso livro homônimo escrito por Ana Maria Gonçalves, a tradicional escola de Oswaldo Cruz, na Zona Norte carioca, foi a 2ª a se apresentar na Avenida na segunda-feira (12/02), último dia de desfiles das agremiações da Primeira Divisão.
O tema levado pela Majestade do Samba à Sapucaí, de maneira resumida, é uma homenagem às pessoas negras do Brasil, especialmente às mães.
O desfile contou, além da tradicional águia que simboliza a escola, com momentos marcantes, como a citação a ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 no Rio.
Vale ressaltar que, além de melhor escola, o Estandarte de Outo tem outras categorias, como samba-enredo, comissão de frente, bateria e mais.
O resultado oficial do Grupo Especial sai nesta Quarta-feira de Cinzas (14/02). Pela primeira vez, a apuração será realizada na Cidade do Samba Joãosinho Trinta, na Gamboa, região central do Rio, local que abriga os barracões das escolas da elite carnavalesca carioca.
Juro que não consigo entender o pessoal do jornal O Globo e o júri do Estandarte, dos jornais O Globo e Extra. Quando soube que o júri do Estandarte de Ouro deu o prêmio de melhor escola à Portela, quase me caiu o queixo, pois, na 3ª feira, depois do desfile da 2ª feira, o jornal o Globo dizia que as melhores desse segundo dia (dia em que a Portela desfilou) tinham sido Vila Isabel, Mangueira e Viradouro. Nem citavam a Portela.