Carnaval 2025: Rio tem mais de 480 desfiles cadastrados; drones farão monitoramento de megablocos no Centro

A expectativa da Riotur é de receber 6 milhões de pessoas no Rio para curtir o carnaval de 2025

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foliões lotam as ruas do Centro do Rio para o desfile do Monobloco (Foto: Reprodução)

A Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), divulgou, em coletiva na manhã desta terça-feira, detalhes logísticos para o Carnaval 2025. Oficialmente, a folia começa em solo carioca a partir do dia 1º de fevereiro, mas, fora do circuito oficial, já tem bloco na rua desde o começo do mês. Até o momento, 482 desfiles foram cadastrados junto à pasta e já estão pré-autorizados, precisando apenas cumprir as exigências do poder público para saírem às ruas.

PUBLICIDADE

A expectativa da Riotur é de receber 6 milhões de pessoas no Rio para curtir o carnaval de 2025, a partir do dia 1º de fevereiro, próximo sábado. Dois megablocos, da Preta e da Lexa, ficam de fora do desfile por questões de saúde de suas anfitriãs.

Dos blocos já cadastrados, destaque para o Centro, que segue com o mesmo número de desfiles que no ano passado: 128. A Zona Sul vem em seguida, com 101. Além disso, 64 foram registrados para desfilar na Zona Norte e outros 64 apenas na área da Grande Tijuca. Os demais estão espalhados por bairros da Zona Oeste da cidade.

Cerca de 15 mil vendedores foram credenciados para trabalhar durante o Carnaval do Rio. A distribuição dos kits para os vendedores começam nesta quarta-feira, dia 29. A prefeitura planeja colocar 34 mil cabines de banheiros químicos à disposição dos foliões.

Em fase de preparativos, já teve início o cercamento de canteiros e monumentos da cidade para a folia. Cerca de 1.880 metros de grades baixas serão usadas para proteger a vegetação das ruas. Além disso, 20 mil metros de gradeamento serão aplicados para proteger diversos monumentos do Centro do Rio, região que abriga os maiores blocos.

Para a segurança, mais de 3.800 câmeras serão usadas para monitorar os blocos espalhados pela cidade. Além disso, uma novidade para este ano é a utilização de cinco drones para cobrir os megablocos, gerando imagens de monitoramento direto no Centro de Operações Rio (COR).

A Secretaria Municipal de Saúde colocará quatro postos médicos e quatro postos pré-hospitalares próximos aos locais dos blocos para atender foliões. Além disso, a pasta preparou 19 leitos, 24 poltronas de hidratação e 157 ambulâncias para possíveis ocorrências.

Megablocos

No carnaval 2025, nove megablocos desfilam. As interdições para os gigantescos cortejos serão feitas a partir das 5h, com concentração e deslocamento na Avenida Antônio Carlos, no Centro. Vias do entorno vão sofrer mudanças para chegada e saída dos foliões. Todos os bloqueios de ruas provocados pela movimentação dos blocos serão atualizados em tempo real no aplicativo Waze, afirmou a prefeitura.

Os megablocos que desfilam em 2025 são:

  • Carrossel de Emoções, em 1º de fevereiro
  • Bloco Chá da Alice, em 2 de fevereiro
  • SeráQAbre?, em 9 de fevereiro
  • Bloco da Gold com Léo Santana, em 15 de fevereiro
  • Bloco da Favorita, em 22 de fevereiro
  • Cordão da Bola Preta, em 1º de março
  • Fervo da Lud, em 4 de março
  • Bloco da Anitta, em 8 de março
  • Monobloco, em 9 de março

Estes nove desfiles serão no Centro do Rio ealizados no Centro do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval 2025: Rio tem mais de 480 desfiles cadastrados; drones farão monitoramento de megablocos no Centro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui