Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, vão contar com um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). O Espaço Mais Acessível será um camarote totalamente euipado para receber PCDs e foliões com mobilidade reduzida.
A inciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio (SMPcD) disponibilizará, por dia de evento, o sorteio de 600 ingressos: 300 destinados a pessoas portadoras de deficiência e os outros 300 para seus acompanhantes. A área exclusiva para PCDs vai contar ainda com profissionais da pasta devidamente identificados que darão apoio aos visitantes
No local, também serão disponibilizadas alimentação e cobertura. Haverá também a comunicação em libras e em braille, “para que a experiência deste público seja completa”, ainda segundo a secretária.
O camarote, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contará com rampa de acesso, banheiros acessíveis, piso tátil de alerta e também cadeiras.
O Espaço Mais Acessível terá ainda o Lounge Sapucaí, da SMPcD, que tem como objetivo angariar o apoio e a visibilidade ao espaço PCD.
O Lounge Sapucaí é um espaço projetado para receber somente convidados, como os patrocinadores do espaço PCD, influenciadores PCDs, jornalistas e personalidades de relevância nacional.