Casa França-Brasil celebra pacote de novidades com evento aberto ao público

Centro cultural no Centro do Rio de Janeiro anuncia parceria com Senac, reforma no sistema de refrigeração e inaugura duas novas exposições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No último sábado (24/8), a Casa França-Brasil, um dos principais centros culturais do Rio de Janeiro, celebrou uma série de novidades em um evento aberto ao público que atraiu mais de 1.800 visitantes. O espaço, que é gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), anunciou uma parceria com o Senac para a retomada das atividades do bistrô, a reforma do sistema de refrigeração, com investimento de R$ 1,7 milhão por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), e a inauguração de duas novas exposições: “Pintura de borda: série rosa-choque” e “Hilal Sami Hilal – Lugar de Passagem“.

As obras de reforma do bistrô e de modernização do sistema de refrigeração estão previstas para começar ainda neste semestre, com conclusão esperada até o final do ano. A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou a importância das melhorias: “Quero agradecer a todos os servidores e colaboradores que fazem parte dessa conquista para a cultura fluminense. Nosso objetivo, além de preservar e promover melhorias nos nossos equipamentos, é também tornar a experiência cultural cada vez mais acessível e confortável para a população”, disse durante a cerimônia.

A parceria com o Senac garantirá a reabertura do bistrô, que funcionará como um restaurante pedagógico. Estudantes de gastronomia terão a oportunidade de colocar em prática suas habilidades sob supervisão, oferecendo ao público opções variadas de refeições a preços acessíveis.

Novas Exposições em Cartaz

As exposições “Pintura de borda: série rosa-choque”, da artista Mirela Luz, e “Hilal Sami Hilal – Lugar de Passagem”, do artista capixaba de origem síria Hilal Sami Hilal, foram inauguradas no mesmo dia e ficarão em cartaz até 20 de outubro de 2024.

A série de Mirela Luz faz uma releitura da música “Cor de rosa-choque”, de Rita Lee, explorando a força e o impacto através do uso do rosa-choque em suas pinturas. As obras utilizam técnicas menos convencionais, como o estêncil de crochê, inspiradas em heranças pessoais da artista.

Em “Lugar de Passagem”, Hilal Sami Hilal apresenta mais de trinta obras que exploram a multiplicidade de pontos de vista e percepções na experiência artística.

Serviço:

  • Exposições: “Pintura de borda: série rosa-choque” e “Hilal Sami Hilal – Lugar de Passagem”
  • Data: Até 20 de outubro de 2024
  • Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h
  • Local: Casa França-Brasil, R. Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa França-Brasil celebra pacote de novidades com evento aberto ao público
lapa dos mercadores 2024 Casa França-Brasil celebra pacote de novidades com evento aberto ao público

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui